Sudesb fomenta Judô baiano através de projeto que prepara atletas para as Olimpíadas

O judô, esporte que mais deu medalhas olímpicas ao Brasil, ganhará uma nova geração de atletas baianos, através do projeto Bahia Olímpica, lançado, nesta terça-feira (19), pela Sudesb e a Federação Baiana de Judô (Febaju). A iniciativa irá oferecer, por um período de 14 meses, treinamento físico, tático e técnico para desenvolver os talentos de 64 judocas, selecionados entre mais de 120 competidores.

Com 13 anos, Ana Carolina Andrade já pratica o esporte há quatro anos e tem o sonho de um dia se tornar uma atleta olímpica e poder representar a Bahia para o mundo. “É um sonho difícil, eu sei, mas vou fazer o possível para realizá-lo. Participar desse projeto é um passo importante em minha jornada. Tenho certeza que os outros atletas sentem a mesma coisa. É uma oportunidade de aprender e melhorar para poder seguir avançando”.

Gabriel Oliveira começou a praticar o judô com oito anos. Hoje, aos 15, ele está focado para se tornar um atleta profissional. “Todo mundo que está aqui e foi selecionado para participar desse projeto tem o sonho de competir nas maiores competições, nacionais e internacionais. Sem um projeto como esse, seria mais difícil realizar o meu objetivo e estar aqui certamente vai abrir muitas portas para mim”, reflete.

Com um investimento de mais de R$ 480 mil, o projeto tem como objetivo estimular a participação baiana na modalidade e dá condições para que surjam novos talentos, como explica a assessora técnica da Sudesb, Suzi Dócio. “O judô baiano já tem um nível muito alto e é um celeiro de grandes atletas. O objetivo da Sudesb é estimular a modalidade pegando jovens já iniciados e com grande potencial e desenvolve-lo ainda mais”.

 

Treinamentos

Os judocas selecionados irão passar por treinamentos de segunda a sexta-feira, em dois períodos de duas horas por turno (matutino e vespertino), de acordo com o cronograma montado pela equipe técnica do projeto. Todas as atividades acontecerão no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas.

Conforme o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, um sábado por mês será dedicado à promoção de competições entre os 64 atletas. “É importante para elevar o nível dos nossos judocas. O nosso projeto prevê um treinamento de alto nível, específico e direcionado, com técnicos qualificados, e professores selecionados via edital. Vamos trabalhar para que nas Olimpíadas de 2028 tenhamos atletas baianos representando nosso estado”.

Foto: Rafael Martins/GOVBA.

Nenhum comentário: