Boa Nova passa a contar com Feira Agroecológica aos sábados

Os agricultores familiares da comunidade Goiabeira, de Boa Nova, acabam de implementar a Feira Agroecológica da Associação de Agricultores Sol Nascente (Agrisol), que passa a acontecer todos os sábados, no centro do município.

A estrutura para a  comercialização de produtos da agricultura familiar é resultado dos investimentos do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva,  que destinou recursos para a aquisição de 20 barracas de feira padronizadas e 20 kits de feira livre, contendo touca, avental, caixa plástica vazada para hortifruti e balança para a associação.

Os principais produtos comercializados são banana prata e da terra, aipim, cenoura, beterraba, abóbora, abobrinha, jiló, quiabo, tempero verde, alface, couve, bolo, pão caseiro, biscoito, doces, entre outros produtos.

Para o presidente da Agrisol, Alex Muniz, os equipamentos chegaram para expandir e melhorar a agricultura familiar na região. “Os nossos produtores terão mais visibilidade e vamos levar um produto de qualidade, orgânico. A Feira Agroecológica da Agrisol nos traz uma nova era”. 

A agricultora Eliziaria Ferreira afirma que a Feira Agroecológica vai também empoderar mulheres agricultoras. “O Bahia Produtiva é um projeto que vai contribuir para a comercialização dos produtos e os agricultores terão a oportunidade de levar seus produtos para feira da nossa cidade. Além dos produtos oriundos da roça, vai mostrar o artesanato feito por mulheres da nossa região. O consumidor vai adquirir um produto e saber de quem está vindo, do homem e da mulher da roça”. 

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial. 

Nenhum comentário: