Agricultores familiares de Paulo Afonso recebem nova Feira e mudas de palma forrageira durante Caravana de Ater

Os agricultores familiares de Paulo Afonso estão muito felizes e satisfeitos com a passagem da Caravana da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no território Itaparica. Nesta terça-feira (12), foi feita a inauguração oficial da nova Feira Livre, com 165 novas barracas entregues por meio da Campanha Viva Feira & Feira Segura, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), Lanns Almeida, esteve no ato da entrega e comentou sobre os investimentos do Governo do Estado na região. “Com essa entrega das barracas são mais de R$ 130 mil reais investidos neste espaço tão importante para comercialização que é a feira livre. Então, nós temos esse cuidado com a agricultura familiar, que é tão importante para os municípios”.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Secti) de Paulo Afonso, Nino Rangel, comemorou a chegada do total de 200 barracas de feira. “Nós estamos inaugurando hoje esse espaço que é a Feira do Peixe e ainda teremos uma feirinha com a implantação das outras barracas. É uma estrutura de higiene muito melhor do que a que temos e tenho certeza que esse novo espaço vai aumentar as vendas dos agricultores”.

Os feirantes realmente aprovaram a nova estrutura. “Ficou muito melhor, mais organizado”, disse a agricultora Lucimar Benedita, que vende hortaliças no local. “Antes, era cheio de mosquitos, as coisas pelo chão. Agora, não, ficou muito melhor, muito mais bonito”, comentou o agricultor Francisco Dias, conhecido na Feira como Gostosinho do Camarão. 

Presente à atividade, o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Agradeço pela atenção, pelas barracas. Esta feira, além de mais bonita, dá uma condição de vida melhor tanto para os feirantes quanto para os consumidores”.

 

Palma Forrageira

Além da nova feira livre, o município de Paulo Afonso se comprometeu ainda em entregar 70 mil raquetes de palma forrageira à Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha), prestadora de assistência técnica contratada pelo Governo do Estado, para prestar esse serviço aos agricultores e às agricultoras familiares.

“Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental, porque estreita a nossa relação com o produtor. Essas palmas forrageiras, inclusive, plantadas aqui na Baixa do Boi pela Prefeitura, são resistentes à cochonilha do carmim, uma praga na palma que tem chegado a diversos estados do Brasil. Então, será uma alimentação muito boa para dar suporte à criação dos animais aqui na nossa região”, comentou o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos. 

Nenhum comentário: