Mutirão de Cirurgias Eletivas realizará 400 procedimentos em Paulo Afonso

O Mutirão de Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizará 400 procedimentos no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), com prioridade para o público feminino. Esta é a expectativa da secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, após inspecionar a unidade nesta terça-feira (15) e confirmar o início das atividades para a próxima semana.

A titular da pasta estadual da Saúde explica que “o Governo do Estado prevê realizar 79 mil procedimentos em toda a Bahia nos próximos 90 dias, zerando a fila de cirurgias eletivas represadas ao longo da pandemia”, afirma Adélia Pinheiro.

O novo centro cirúrgico do HMPA reúne todos os requisitos para uma alta produtividade das equipes médicas e segurança aos pacientes. “Além de reformar e requalificar as três salas cirúrgicas, adquirimos novos equipamentos. Ele será inaugurado com o Mutirão de Cirurgias Eletivas”, afirma o secretário de saúde de Paulo Afonso, Adonel Gomes.

A titular da pasta estadual da Saúde explica que “terão acesso aos procedimentos as pessoas que já possuem o diagnóstico e indicação de cirurgia, bem como estão cadastradas pelo município no Sistema Lista Única. Também é possível ser encaminhado através das Feiras de Saúde que serão realizadas em diversas localidades”, esclarece Adélia Pinheiro.


Projeto de ampliação

Encontra-se em estudo por parte da prefeitura, a ampliação do Hospital Municipal de Paulo Afonso, que passaria de 57 leitos para 130.

A ideia é fortalecer a média e alta complexidade ao abrir novos leitos clínicos, pediátricos e cirúrgicos, realocando o refeitório, a lavanderia e o setor administrativo.

“Vamos estudar e avaliar com o governador Rui Costa as formas de apoiar esse e outros projetos” ressalta a secretária da Saúde do Estado, que além de inspecionar o HMPA, visitou o Hospital Nair Alves e a UPA municipal.

Nenhum comentário: