Hospital Geral Roberto Santos recebe investimentos e qualifica assistência

Referência para toda a Bahia, o Hospital Roberto Santos (HGRS), maior unidade hospitalar pública no norte nordeste, vem recebendo investimentos que chegam a R$ 80 milhões para sua modernização, equipamentos e instalações novos. Resultado de uma dessas ações é a requalificação e ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva – CHD, que já está com quase 100% de obras finalizadas.

Essa intervenção que está sendo realizada no HGRS foi inspecionada, na manhã desta quarta-feira (2) pela secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro. A titular da pasta ainda percorreu a unidade, verificando as condições de assistência à população. A secretária pode também verificar os espaços onde futuramente serão instalados a unidade de oncohematologia e o Hospital do Homem.

O CHD contará com equipamentos capazes de realizar procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos, incluindo métodos avançados como a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), nas modalidades ambulatorial e de internação hospitalar.

A nova unidade do HGRS contará com 13 leitos, sendo 1 de isolamento no ambulatório, além de 4 salas de internamento com dois leitos. Haverá também 6 salas para realização de exames e 4 leitos no centro de recuperação pós-anestésica.

“Em 2021 o Governo do Estado investiu quase R$8 bilhões na área da Saúde e o Hospital Roberto Santos faz parte disso. Aqui é uma unidade resolutiva e buscaremos sempre articular para que os melhores resultados sejam alcançados, qualificando e atendendo as necessidades de saúde da nossa população”, afirma Adélia Pinheiro, apontando que somente em janeiro de 2022 foram 17.558 atendimentos no hospital.

Dentre os investimentos recentemente entregues está a nova emergência, entregue em 23 de dezembro de 2021. A emergência foi ampliada de 24 para 32 leitos, deste total, três leitos na sala vermelha, 15 leitos na sala laranja e 12 leitos na sala amarela – sendo um de isolamento. O serviço conta ainda com sala de acolhimento com classificação de risco, quatro consultórios para atendimento médico, laboratório, sala de procedimentos, sala de prescrição, sala de serviço social, farmácia, conforto médico e de enfermagem, sala para polícia civil e sala para polícia militar.

 

Novos residentes

Durante a visita ao Hospital Geral Roberto Santos, a Secretária também deu boas vindas a um grupo de novos médicos residentes que estão começando a atuar na unidade. São 117 médicos que integrarão as equipes do hospital ao mesmo tempo que se especializam nas áreas de anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, neurologia, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva, endocrinologia, endoscopia, endoscopia digestiva, gastroenterologia, radiologia e urologia.

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA.

Nenhum comentário: