II CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - REGIONAL DO TERRITÓRIO DE ITAPARICA SERÁ EM PAULO AFONSO NOS DIAS 15 e 16 DE ABRIL.

“Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”

O Conselho Nacional de Economia Solidária convocou a II Conferência Nacional de Economia Solidária (II CONAES) com os seguintes objetivos:

  • Realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional.
  • Avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade.
  • Propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social.
  • Promover o conhecimento mútuo e a articulação dos Poderes Públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.

A II CONAES ocorrerá após quatro anos da realização da I CONAES, em junho de 2006. É um momento propício para realizar um balanço do caminho percorrido, identificar os avanços e limites da economia solidária no Brasil e, a partir dos aprendizados, fortalecer e aperfeiçoar as prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas.


O tema da II CONAES refere-se a uma questão fundamental para fortalecer e viabilizar a economia solidária no Brasil: o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento.

Participantes da II CONAES

  • Segmento I – Representantes do Poder Público: gestores, administradores públicos, poder legislativo, poder judiciário (25% do total de delgados/as);
  • Segmento II – Organizações da sociedade civil: entidades de fomento e apoio a economia solidária, outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares (25% do total de delgados/as); e
  • Segmento III – Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação (50% do total de delgados/as).

A realização das Conferências Estaduais é fator indispensável para a participação de delegados estaduais na 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária.

Os participantes nas Conferências Estadual na condição de delegados terão que ser necessariamente eleitos nas Conferências Territoriais e Regionais.

A Conferência Regional do Território de Itaparica (lado Bahia), será nos dias 15 e 16 de abril de 2010. A AGENDHA está buscando o local da Conferência e assim que tiver a informação divulgará neste blog. (Aghenda)


Cada município deverá trazer representantes dos Organismos Públicos Municipais e igualmente representantes das Organizações Produtivas e das Organizações da Sociedade Civil que atuam com a temática da Conferência. Espera-se de cada Município no mínimo 10 participantes, incluindo a representatividade já mencionada.

Para elucidar dúvidas ou complementar informações entre em contato:

SESOL – (71) 3115.3110 / 3115.9945
Lara Matos/André Ferreira/Kátia Oliveira ou Maristela/SESOL (71) 3115.3110
CONSELHO ESTADUAL TERRITÓRIOS – Josué (71) 3115.3574/9623.6221
ITCP UNEB / INCUBADORA UFRB – Maurício (71) 3117.2320 Tatiana (75) 9132.4626
COOFE / ACPS– Janice (71) 9115.4681 Conceição (71) 8642.8607/9909.1113
AGENDHA (75) 3281 5370.

Informações do Site da Aghenda.

Nenhum comentário: