Secretarias de Cultura e Turismo abrem Mapeamento dos Municípios no projeto Bahia Estado Locação

Gestores municipais podem realizar o cadastro através de formulário online até 2 de maio

Fruto da união entre as secretarias de Cultura (SecultBA) e Turismo (Setur), o projeto Bahia Estado Locação lança sua primeira ação – o Mapeamento dos Municípios, voltado para identificar serviços disponíveis nas cidades baianas, como o patrimônio histórico e cultural, e a diversidade de paisagens e biomas presentes nos territórios que são passíveis de interesse visual e imagético para os mais variados projetos na linguagem audiovisual.

O Mapeamento dos Municípios é coordenado pela Bahia Film Commission, unidade da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb) e ocorrerá através de um formulário online que os gestores municipais preencherão com as informações institucionais, turísticas, artísticas e referentes às condições para receber uma produção audiovisual, além de imagens de suas locações disponíveis para filmagens nas cidades. Gestores têm até 2 de maio para preencher e enviar o formulário.   As inscrições começaram no dia 5 deste mês.

Como seguimento, a Bahia Film Commission cuidará do recebimento das informações e gerenciamento e organização para construção de um catálogo para publicação no site da Bahia Film Commission. O intuito final é demonstrar aos players e produtoras do mercado audiovisual, nacional e internacional, a organização da Bahia, buscando atrair produções audiovisuais para o estado, a fim de construir uma ação efetiva em conjunto entre as gestões de Turismo e Cultura estaduais e municipais.

No lançamento do catálogo que reunirá as informações do Mapeamento de Municípios, será realizado um encontro com os players de mercado para divulgar os destinos e a capacidade profissional do setor audiovisual, de serviços e do trade turístico para receber as produções audiovisuais. Na oportunidade, também será apresentada a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual que mapeou mais de mil profissionais em todo o estado da Bahia, e o Mapeamento de Obras Baianas para Comercialização.  Ambas iniciativas foram coordenadas pela Dimas. 

Bahia Estado Locação – O projeto prevê um conjunto de ações que irão incentivar a cadeia do audiovisual com ações dos pontos de vista econômico e turístico, destacando para dentro e fora do estado o potencial da Bahia. O objetivo é atrair produções de fora do estado e colaborar na viabilização de produções baianas, dando o acesso a autorizações, parcerias, informações de infraestrutura dos municípios e locações em todo o estado. Para que estas possam ser utilizados por filmes, séries, videoclipes, dentre outros formatos audiovisuais de produção. Para movimentar a economia local, o projeto se compromete com a promoção do Catálogo de Municípios junto ao mercado audiovisual, através de estratégias de difusão e relacionamento com produtoras, streamings, canais de TV Paga, entre outros agentes da cadeia produtiva.   


SERVIÇO   

Bahia Estado de Locação - Mapeamento de Municípios   

Cadastro: 5 de abril a 2 de maio de 2022   

Onde: através de formulário online.  

Gratuito.

Foto da cidade de Milagres, que já foi locação de vários filmes, como Central do Brasil: Manu Dias/ GOVBA.

Nenhum comentário: