Rui entrega equipamentos e assina centenas de convênios para realização de obras em cidades do interior baiano

O governador Rui Costa realizou, na manhã desta segunda-feira (7), no Parque de Exposições em Salvador, a entrega de equipamentos agrícolas e ambulâncias para diversas prefeituras baianas, além de firmar 125 convênios com 98 municípios e assinar ordens de serviços para realização de obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de ruas, recuperação de praças, construção de sistemas de abastecimento de água e saneamento, reforma de mercados e estádios municipais, construção de novas estruturas, como campos de futebol e ciclovias, entre outras melhorias. Rui ainda entregou oito equipamentos para quatro consórcios intermunicipais, incluindo usinas de asfalto. Dentre as cidades beneficiadas com os convênios e ordens de serviço estão Feira de Santana, Amargosa, Barra do Choça, Caravelas, Andaraí, Belo Campo, Itanhém, Luís Eduardo Magalhães, Ubaíra, Várzea do Poço, Gandu, Jequié, Ubatã e Campo Alegre de Lourdes.

"Esse ato hoje é mais do que entregas e assinaturas. Representa um método de governar em parceria com prefeitos e prefeitas, tendo como objetivo fortalecer o ente municipal e estimular o desenvolvimento das cidades do interior. Temos muito orgulho das parcerias entre o Governo e os consórcios de saúde e de infraestrutura espalhados pela Bahia. Nós acreditamos muito nessa ideia de descentralização e não temos medo de empoderar os consórcios e os prefeitos. Desta forma, todos saem ganhando", destacou o governador.

No total, 42 veículos tipo van irão ajudar na modernização da frota de ambulâncias no interior, num investimento que ultrapassa R$ 8 milhões realizado através da Secretaria da Saúde (Sesab). Os municípios de Antas, Canavieiras, Ipiaú, Cachoeira, Camacã, Poções, Pilão Arcado, Lençóis e Santo Amaro foram alguns dos que receberam as ambulâncias.  Juntas, as secretarias da Agricultura (Seagri), da Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Rural (SDR) entregaram 46 tratores com implementos agrícolas, um micro trator e cinco retroescavadeiras. Fizeram parte do grupo de beneficiados com os equipamentos as cidades de Eunápolis, Itamaraju, Medeiros Neto, Belmonte, Porto Seguro, Ibicuí, Itapetinga, Brejões, Itacaré, entre outras.

"Estamos fazendo uma verdadeira revolução na agricultura da Bahia, em especial na agricultura familiar. Não tenho dúvidas de que a produção e a produtividade irão aumentar cada vez mais, com a participação efetiva do Governo do Estado, em parceria com os municípios, associações de produtores e consórcios. Somente no mês de janeiro deste ano, a Seagri adquiriu 68 máquinas pesadas, num investimento em torno de R$ 46 milhões. Os equipamentos já estão à disposição dos consórcios, melhorando as nossas estradas e, sobretudo, o transporte dos produtos agrícolas para os centros comerciais", ressaltou o secretário estadual da Agricultura, João Carlos OIiveira.

Mara Rios, prefeita de Muquém do São Francisco, um dos municípios beneficiados na agenda desta segunda-feira, falou sobre o novo convênio firmado com o Governo do Estado. "Estou muito grata por receber esse apoio. O convênio foi realizado para o distrito de Javi, que cresceu muito nos últimos anos e a gestão não conseguiu acompanhar esse desenvolvimento. Com a parceria, o distrito foi contemplado com a pavimentação de ruas e drenagem, num momento bastante oportunidade, graças ao olhar sensível do governador, que tem ajudado os municípios do interior. Além disso, recebemos um trator para fortalecer projetos rurais da nossa cidade".

Por: Lina Magalí.

Foto: Manu Dias/GOVBA.

Nenhum comentário: