Projeto do Governo do Estado é eleito o melhor do Brasil em captação de recursos internacionais

O projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, referência nacional em desenvolvimento rural e inclusão produtiva foi eleito como melhor prática do Brasil em captação de recursos internacionais.  A iniciativa conquistou a primeira colocação do Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional, na categoria governos estaduais. 

Resultado do acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird- Banco Mundial), o Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem um investimento total de U$S260 milhões de dólares no fortalecimento da agricultura familiar, beneficiando diretamente mais de 130 mil agricultores e agricultoras em todo o estado.

O Bahia Produtiva tem inovado na implementação de um conjunto de ações que visam garantir o fortalecimento das organizações produtivas, potencializando a melhoria da capacidade produtiva e dos indicadores de acesso a mercado, além dae implantação de infraestrutura rural e hídrica. Essas ações contemplam apoio técnico sistemático e financeiro na implementação dos investimentos, bem como ações complementares que visam garantir a sustentabilidade desses investimentos após a finalização do projeto.

A estratégia de implementação adotada pelo projeto tem refletido nos seus resultados, indicando o alcance das principais metas. O número de organizações produtivas apoiadas e beneficiários diretos envolvidos, nessa ação, indica a dimensão do projeto, que apresenta investimento em 80% dos municípios baianos.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, creditou o prêmio ao  reconhecimento de política públicas importantes que fazem efeito no desenvolvimento rural. “Foram ações aplicadas desde assistência técnica a implementação de subprojetos estratégicos que respondem a diferentes sistemas produtivos, no sentido de superar os gargalos existentes nessas cadeias, de modo a favorecer o fortalecimento da agricultura familiar no estado”. 

Segundo Dias, o projeto inovou nas metodologias de aplicação dos recursos e permitiu transparência na seleção das entidades beneficiadas e na execução com a participação das associações e cooperativas. “Tudo isso, traz a possibilidade de estimular as famílias beneficiadas a empreender e alcançar mercados estratégicos”.

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, é uma conquista de toda a equipe. “Esse prêmio de excelência, é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos que atuam nesse projeto de desenvolvimento rural da Bahia”.

O prêmio é da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN), do Ministério da Economia, que tem como objetivo premiar projetos de excelência em captação de recursos junto às Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) e constituir um repositório de melhores práticas, para servir como modelo para atores públicos e privados interessados.   

Nenhum comentário: