Melhor hora e produtos favoritos estão entre as novidades do Preço da Hora Bahia

Junto com a “Melhor Hora” e a consulta a ofertas mais atraentes para produtos favoritados pelo usuário, a nova versão do aplicativo permite pesquisar por faixas de preços

O aplicativo de pesquisa de preços Preço da Hora Bahia (PHB), do Governo do Estado, acaba de lançar três novas funcionalidades para seus usuários. As novidades, que já estão disponíveis na nova versão 1.2.128, permitem ao usuário checar a melhor hora para se deslocar ao estabelecimento escolhido, consultar as ofertas mais atraentes para seus produtos favoritos e pesquisar por faixas de preços. As novas funcionalidades fazem parte da constante evolução do Preço da Hora Bahia, que permite pesquisar preços de mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).

O botão “Melhor Hora” monitora o volume de notas fiscais emitidas ao longo do dia, indicando assim a maior ou menor presença de consumidores no estabelecimento no período entre as 7h e as 21h. A nova funcionalidade faz o cálculo com base na quantidade de notas fiscais emitidas por horário. Desta forma, antes de se deslocar para o estabelecimento, o consumidor deve consultar o aplicativo ou o site Preços da Hora, obtendo no botão “Melhor Hora” o gráfico com o volume de notas emitidas pelo estabelecimento escolhido.

“Com base neste gráfico, são apresentadas as sugestões de horários para ir até o estabelecimento”, explica Felipe Abreu, auditor fiscal da Gerencia de Sistemas da Sefaz-ba. De acordo com o auditor, a consulta indica o movimento registrado no momento da pesquisa (“Agora”), os dois horários de menor movimento e o horário considerado de pico, que seria a hora de maior movimentação. Usando a funcionalidade Melhor Hora o consumidor se planejar para evitar filas e aglomeração.

Segundo Felipe Abreu, a nova função define para cada dia da semana um gráfico específico que considera informações registradas nas últimas quatro semanas. O gráfico trabalha os dados registrados sinalizando em vermelho os horários de maior emissão de notas fiscais, o que sugere uma maior movimentação de pessoas, e em verde a indicação oposta, sugerindo horários de menor movimento. Ele deixa aos usuários o alerta para sempre confirmarem os horários de funcionamento do estabelecimento escolhido, visto que, eventualmente, notas fiscais são emitidas fora de horário de atendimento ao público.

A funcionalidade Produtos Favoritos agora permite que os usuários processem pesquisas dos produtos favoritados de forma similar à Lista de Compras. Ao clicar no botão "Processar Favoritos", na parte superior da tela, o aplicativo informa os estabelecimentos que oferecem as melhores condições para os produtos escolhidos.

Já o Filtro por Faixas de Preços é similar ao que já existe no site, agora disponibilizado na versão de aplicativo para celular. O filtro permite que os consumidores busquem produtos com preços maiores ou menores que determinados valores ou dentro de intervalos. “O consumidor é livre para digitar o preço selecionado, não ficando restrito a faixas predefinidas”, ressalta Felipe Abreu.

 

Evolução constante

Com mais de 430 mil downloads efetuados em smartphones e um pico 92,8 mil usuários mensais, o app Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store, no Google Play Store e também por meio do site www.precodahora.ba.gov.br. Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o Preço da Hora Bahia traz uma série de outras funcionalidades. O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda a disponibilização do histórico de preços dos produtos.

Por meio do Preço da Hora Bahia é possível ainda criar grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos do usuário, o que permite assim a pesquisa de preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros. Também é possível ao usuário utilizar as suas listas de compras para serem processadas sempre nos estabelecimentos favoritos.

Uma novidade implantada em 2021 foi a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto. 

Nenhum comentário: