Mangues de Santo Amaro recebem quase dois milhões de caranguejos

Os mangues do distrito de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, terão mais vida a partir desta quinta-feira, 17. A Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) realizará o repovoamento de aproximadamente 1,7 milhão de megalopas (filhotes de caranguejo na segunda fase de desenvolvimento) nos manguezais da região, a partir das 14h.

As megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa. As fêmeas utilizadas para a reprodução são capturadas no próprio manguezal e devolvidas ao habitat natural assim que as larvas nascem.

“Durante sua estada em nosso laboratório, as fêmeas foram nutridas com alimentos à base de peixes e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que ‘nasce’, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas então são colocadas em tanques onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingir o estágio de megalopas”, explica a técnica da Bahia Pesca, Eliane Hollunder.

Nenhum comentário: