Juazeiro sedia II Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura

Agricultores, técnicos e lideranças políticas e da agricultura familiar dos territórios de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, Sisal e Sertão do São Francisco, estão reunidos até esta quinta-feira (24), em Juazeiro, na II edição do Seminário Interterritorial de caprinovinocultura. 

O evento é uma realização da Central da Caatinga e tem o objetivo de organizar a produção e a comercialização da atividade produtiva da caprinovinociltura para agregação de valor, aproveitando oportunidades e os recursos disponíveis nos territórios.

Entre os temas debatidos estão mercados e comercialização, e planejamento da produção. Entre as propostas estão o acesso à água para produção, desburocratização do acesso à crédito e assessoramento técnico contínuo para as famílias.

Durante o evento, na mesa de compromissos e estratégias, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, destacou as ações que o Estado vem realizando para apoiar e fomentar o sistema produtivo da Caprinovinocultura. Ele destacou, em especial, os projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva e as diversas iniciativas que vão desde a assistência técnica até a consolidação de espaços frigoríficos e de comercialização.

Dias salientou ainda, que o Governo do Estado está pleiteando novos projetos para a agricultura familiar baiana. "Estes investimentos ainda são insuficientes, sabemos que devemos continuar. Nós estamos elaborando novos projetos que vão captar recursos de outros países para investir aqui. E tudo o que vocês trouxeram aqui como demanda são inspirações para traçar a segunda etapa do projeto com o Fida e também com o Banco Mundial".

O presidente da Central da Caatinga, Adilson Rodrigues, destacou a importância do apoio que o Estado vem dando à Central e aos Produtores por meio do Pró-Semiárido e salientou que é preciso manter e firmar parcerias para assegurar ações que promovam o desenvolvimento da agricultura familiar, e sobretudo da criação de caprinos e ovinos para produção de carne e leite.

O Seminário contou com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado executado pela CAR empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinancimento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Nenhum comentário: