Entrega de veículos e assinatura de convênios impulsionam agricultura familiar na Bacia do Jacuípe

Para reforçar o escoamento e a comercialização de agricultores e agricultoras familiares do Território Bacia do Jacuípe, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), anunciou, nesta segunda (14), em Pintadas, um conjunto de investimentos que somam mais R$2 milhões. 

Foram assinados convênios e entregues veículos para associações e cooperativas da agricultura familiar do território. Também foi celebrada a assinatura de convênios com a prefeitura municipal de Pintadas para requalificação da casa de farinha na comunidade rural Laranjeira, construção de um Centro de Comercialização de Animais e ampliação da reforma do Mercado Municipal.

Houve ainda a assinatura de convênio com a Cooperativa dos Produtores de Aves Suínos de Pintadas (Coopaves) para construção do primeiro entreposto de ovos de galinha caipira de pequeno porte na Bahia. 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participou do evento e afirmou que o conjunto de investimentos fortalecem a atuação das cooperativas que já atuam no município, na área de caprinovinocultura e fruticultura, e, agora terá também o primeiro entreposto de ovos da Bahia. “Anunciamos várias ações para fortalecer a produção rural. Quando a agricultura familiar vai bem, as pessoas tem mais renda, o comércio é aquecido e bota a economia para funcionar, gerando o desenvolvimento das pequenas e médias cidades do nosso estado”. 

Dias destacou ainda que Pintadas é um dos municípios referência para a agricultura familiar. “Tudo que é feito no município no segmento rural dá certo e vira referência. Por isso, o Governo do Estado continua investindo em ações aqui e no território para que o desenvolvimento rural continue sendo uma marca do governo que cuida de gente”. 

O prefeito de Pintadas, Valcyr Rios, reafirmou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Esses investimentos ajudarão na estrutura e logística da produção rural em nosso município, além de trazer melhores condições de comercialização dos produtos após a industrialização”.  

 

Veículos

A Frigbahia, organização de Cooperativas e Produtores de Caprinos e Ovinos da Bahia, com sede no município de Pintadas, recebeu dois caminhões frigorífico e um caminhão gaiola. De acordo com o presidente da FrigBahia, Wanderley Gomes, os veículos vão impulsionar o processo de comercialização. “Vamos poder transportar os animais vivos e será possível aumentar a nossa escala de produção e comercialização para atender o mercado com mais rapidez e eficácia. A maior renda de Pintadas vem da agricultura familiar, então, investir no desenvolvimento rural local gera emprego, renda e fortalece a permanência do homem e da mulher no campo”. 

A cooperativa Ser do Sertão produz polpas de frutas, com capacidade para processamento de cinco toneladas de polpas de frutas por dia, e recebeu um caminhão frigorífico. A presidente da cooperativa, Valdirene Oliveira, explicou que o veículo ajudará no processo comercialização junto ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Crédito Rural e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Esse caminhão é de fundamental importância para nossa cooperativa no processo de transporte das nossas polpas de maneira correta e refrigerada, assim poderemos levar os produtos para novos mercados e conseguiremos atender melhor as demandas do PAA e PNAE”.

Já a Associação de Mulheres dos municípios de Baixa Grande e Várzea da Roça receberam veículos utilitários. Os caminhões frigoríficos, caminhões gaiola e caminhonetes entregues fazem parte das ações de investimento do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, com cofinanciamento do Banco Mundial. 

Nenhum comentário: