Dia Internacional da Mulher: Sesab promove webnário sobre a saúde sexual e reprodutiva na população feminina

Nesta terça-feira (8), a partir das 14h, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promove um webnário sobre a saúde sexual e reprodutiva na população feminina, chamando atenção dos profissionais de saúde para uma escuta mais qualificada frente às necessidades de saúde das mulheres. É mais uma ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta data.

Dentre os temas a serem abordados, destaque para Olhares sobre sexualidade na adolescência e juventude: iniciativas para a atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva; Aconselhamento reprodutivo: o quando e como gestar na mulher moderna; Sexualidade feminina no envelhecer; e Sexualidade de mulheres lésbicas, bissexuais e transssexuais. As inscrições para o encontro podem ser feitas pelo site.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro ressalta que a redução da mortalidade materna e neonatal, bem como a promoção do planejamento reprodutivo e o combate à violência contra a mulher estão entre as prioridades da gestão. “Estes esforços têm resultado no avanço e na ampliação do acesso a serviços de prevenção e recuperação da saúde, especialmente nas áreas do planejamento reprodutivo, atenção obstétrica e neonatal e assistência à mulher em situação de violência doméstica e sexual”, afirma a titular da pasta estadual da Saúde.

 

Mais de R$ 165 milhões em investimento

A ampliação da rede de atendimento à gestante tem sido uma crescente na Bahia. No período entre 2016 e 2022, a rede de maternidades do estado contou com um investimento superior a R$ 165 milhões apenas em obras. Na última sexta-feira (4) foi entregue a maternidade Frei Justo Venture , em Seabra. Já na capital baiana foi entregue a maternidade Maria da Conceição de Jesus, no Subúrbio Ferroviário, com 90 leitos e a capacidade de realizar 480 partos mensalmente.

Já com o Hospital Materno-infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, a região sul da Bahia passou a contar com serviços de referência no parto de alto risco. A unidade conta com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva. “Em breve teremos duas novas unidades, sendo uma em Lauro de Freitas e outra em Camaçari, que contarão com leitos de obstetrícia e UTI Neonatal”, completa Adélia Pinheiro.

Segundo a diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Liliane Mascarenhas, “os esforços empreendidos na área de atenção à saúde da mulher têm sido direcionados, especialmente, para a garantia do acesso a serviços, buscando contemplar os princípios da universalidade, integralidade e equidade”.

 

Covid-19

A mulheres são aproximadamente 52% da população total da Bahia. Já as que se encontram em idade reprodutiva, entre 10 e 49 anos, representam cerca de 32%.

A pandemia da Covid-19 causou um elevado número de mortes entre mulheres em idade fértil (10 a 49 anos), totalizando 1.949 óbitos, sendo que 205 dessas mulheres (10,52%) não apresentavam comorbidades. Neste cenário, as doenças infecciosas e parasitárias (23,95%) lideraram os óbitos em 2021 neste público, seguidos de neoplasias (16,17%), doenças do aparelho circulatório (13,32%) e as causas externas (13,28%).

Nenhum comentário: