Centro de Convenções da Agricultura Familiar é inaugurado em Tucano

Foi inaugurado nesta quarta-feira (9), o Centro de Convenções da Agricultura Familiar Valdiro Jesus Pimentel, no município de Tucano, no Território Sisal. Um espaço que servirá para comercialização de produtos rurais, realização de cursos e demais ações que podem fomentar a permanência de homens e mulheres que vivem no campo.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, prestigiou a inauguração do Centro e destacou que Tucano é um município muito central e importante polo de comercialização do Território Sisal e do Território Semiárido Nordeste II. “Aqui há uma pujança agrícola com destaque para o mel, caprinoovinocultura e outros sistemas produtivos, então ficamos felizes com a inauguração deste Centro que ajudará a dar apoio e sustentabilidade à economia regional que advém da agricultura familiar”.

De acordo com José Souza, presidente da Central de Associações Comunitárias de Tucano, organização responsável pela gestão do Centro, o espaço chega para contribuir com as famílias agricultoras “Este Centro tem uma importância muito grande, para formação da nossa agricultura familiar e apoio às cooperativas e grupos produtivos de Tucano e região. Aqui além de ser ponto de comercialização, temos em parceria com sindicato cursos e assessoria para melhoramento da produção rural”.

 

Cooperlad

O Centro de Convenções da Agricultora Familiar Valdiro Jesus Pimentel abriga a Cooperativa de Producão da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), que é apoiada pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à SDR. 

Cristóvão Roma, diretor financeiro da Cooperlad, salientou que a estruturação do espaço será fundamental para dar visibilidade e apoio à comercialização dos produtos. “Temos dois projetos em parceria com o Governo do Estado, que é a ampliação de mini-indústria de oleaginosas e a construção de uma fábrica de polpa de frutas, juntos são aproximadamente R$ 5 milhões em investimentos que estamos recebendo. A inauguração deste Centro potencializa nossa visibilidade, além de possibilitar que parte da nossa cooperativa funcione aqui que é o escritório e ponto comercial, onde vendemos polpas de frutas, compotas de umbu e outros produtos”.

Nenhum comentário: