15.2.22

SDR entrega novos tratores e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar no interior do Estado

O trabalho não para na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para fortalecer a agricultura familiar em todo o Estado. Nesta segunda-feira (14) foram entregues, no Parque de Exposições, em Salvador, novos equipamentos para consórcios públicos, prefeituras municipais, associações e cooperativas da agricultura familiar. Foram entregues 19 tratores com implementos agrícolas e um microtrator, com investimento de mais de R$ 3,5 milhões.

Para o secretário da SDR, Josias Gomes, os maquinários vão beneficiar e tecnificar a agricultura familiar na Bahia. “Nós estamos criando condições para que os agricultores familiares da Bahia possam aumentar a sua produtividade, facilitando o restabelecimento da produção naquelas regiões onde houve muita chuva. Isso vai permitir não só a manutenção da produção de alimentos, como vai aumentar a oferta de produtos e evitar a alta nos preços”.

A opinião foi compartilhada pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, Wilson Dias. “Os tratores agrícolas vão servir para preparar a terra, no sentido de aumentar a produção agropecuária baiana e termos mais alimentos e renda no bolso das famílias”.

 

Agricultores animados

Quem comemora a chegada dos investimentos são os agricultores e agricultoras familiares. Seu Valdir Lima Santana, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Alambique de Itarantim (APCITA), ressaltou a importância do trator para a vida das 40 famílias associadas. “Vai nos beneficiar muito porque hoje estamos com uma linha de produção de rapadura, açúcar e melado de cana e o trator vai facilitar a nossa mão-de-obra, de pegar a cana dos nossos associados da região”.

Em Conceição do Jacuípe, um microtrator vai fazer a diferença para a Associação de Produtores Orgânicos de Conceição do Jacuípe, presidida pelo agricultor Zito Santos. “Essa máquina atende às necessidades de pequenas roças onde os grandes tratores não podem entrar. Então, ele atende a essas demandas de roças pequenas, de hortaliças, de pequenos quintais. Vai ser fundamental no desenvolvimento das nossas atividades e estamos muito gratos porque veio em boa hora, já que estamos retomando o fornecimento dos produtos às escolas”.

Além dos dois municípios, garantiram tratores as associações e cooperativas das cidades de Inhambupe, Crisópolis, Olindina, Campo Formoso, Heliópolis, Remanso, Capim Grosso, Jacarací, Feira da Mata, Umburunas, Santa Inês, Cansanção, Apuarema e Piripá.

 

Consórcios

Os consórcios territoriais também receberam equipamentos importantes para favorecer a agricultura familiar em diversas regiões. Fruto da parceria junto ao Governo do Estado, consórcios como o Ciapra Baixo Sul, presidido pelo prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso, comemoraram a aquisição dos maquinários. “Estamos recebendo uma motoniveladora para continuar fazendo esse trabalho de melhoria das estradas vicinais. Esse equipamento vai melhorar e muito, para que a gente mantenha as rotas produtivas trafegáveis e aumente a produtividade e a economia na nossa região”.

Nenhum comentário: