19.2.22

Fábrica de chocolate, colmeias e bolo vegano no Rural Produtivo da TVE

Neste sábado (19), o Rural Produtivo visita a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, no município de Ibicaraí. O programa vai conhecer a tecnologia de pasto rotacionado, de criadores de gado em Itanhém, e mostrar a fabricação de colmeias, em Teixeira de Freitas. O telespectador ainda vai aprender uma receita de bolo de chocolate vegano. A exibição será às 14h, com horário alternativo na segunda-feira, às 6h30, e na sexta-feira, às 19h30.

No município de Ibicaraí, a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), vem trabalhando para o desenvolvimento da lavoura cacaueira e a comercialização de produtos via cooperativismo, além de administrar a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, a Bahia Cacau.

A fábrica recebeu um investimento, via projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que possibilitou a disponibilização de estufas solares, casa de fermentação, assistência técnica e extensão rural (Ater) desde a pré-colheita, até o processamento, para o aumento da produtividade, tornando o cacau sustentável e equilibrado, gerando entre os agricultores uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida.

O programa foi até o município de Itanhém conhecer o sistema de pasto rotacionado entre os criadores de bovinos, uma tecnologia que otimiza os espaços e aumenta o valor proteico do leite. A Cooperativa do Vale do Itanhém (Coopvali), tem grande participação nesse processo e, junto ao projeto Bahia Produtiva, conseguiu o financiamento de equipamentos para o processamento e industrialização de derivados, aumentando a produtividade e fortalecendo os produtores.

Em Teixeira de Freitas, o Rural Produtivo vai mostrar a fabricação de colmeias no Polo Industrial Canaã, setor que gera trabalho e renda para mais de 90 famílias na região. O telespectador vai conhecer a trajetória do polo desde a fabricação artesanal de colmeias até a evolução em outros segmentos, alcançando destaque na Bahia e comercialização em outros estados.

Ainda nesta edição, o programa mostra a receita de um bolo de chocolate vegano, da cozinheira Cida Araújo, e ainda o som do cantor e compositor Sérgio Nogueira.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a SDR/CAR e tem exibição também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h30, e na sexta-feira, às 19h30, e pode ser assistido por meio do site da TVE, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

 

SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (19), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e sexta-feira, às 19h30.

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no Site da TVE Online.

Nenhum comentário: