Em Sebastião Laranjeiras, Rui anuncia construção de escola e inaugura sinal digital da TVE

Localizada no sudoeste baiano, a cidade de Sebastião Laranjeiras recebeu a visita do governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (3). Ele anunciou uma série de obras para levar mais educação, saúde, urbanização e abastecimento de água aos 12 mil habitantes do município.

Entre os anúncios está a construção de uma nova escola para sediar o já existente Colégio Estadual Dom Pedro I. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) recebeu autorização do governador para iniciar o processo de licitação da obra. A unidade terá dez salas de aula, auditório, refeitório, biblioteca, campo society com pista de atletismo e quadra poliesportiva coberta com arquibancada.

Além do novo colégio estadual, a Secretaria da Educação foi autorizada a firmar convênio com a prefeitura para construção de escolas nos distritos de Mandiroba, Barreiras e Piranhas. “São muitas ações aqui em Sebastião Laranjeiras. Quatro escolas, obras de infraestrutura urbana na sede e na zona rural, obras de abastecimento de água em várias comunidades e também obras de saúde para melhorar a vida da população”, destacou Rui.

Outro reforço para a educação chega pelo ar, direto para os aparelhos de televisão de Sebastião Laranjeiras. O governador entregou uma estação retransmissora digital da TVE e TV Educa Bahia. De forma gratuita, a população terá acesso a uma série de conteúdos educativos, de entretenimento e cultura na programação dos dois canais, com alta qualidade de imagem e áudio.

“A partir de agora, Sebastião Laranjeiras tem acesso gratuitamente a dois canais de TV com sinal digital. Um deles é a TVE, com sua programação diversa, desde desenhos, shows de música, filmes, programas jornalísticos a jogos do campeonato baiano de futebol. E também a TV Educa Bahia, canal que a Secretaria da Educação criou para atender exclusivamente os estudantes. Estamos cumprindo o compromisso de proporcionar para a população baiana uma programação de televisão de qualidade”, afirmou o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves.


Água para Todos

Para ampliar o acesso à água em comunidades do interior, Rui anunciou a construção de dois sistemas de abastecimento. Serão investidos R$ 15 milhões no sistema integrado que vai atender as localidades de Estreito, Boa Vista do Estreito, Pajeú, Angical, Núcleo Habitacional II, no município de Urandi, e Núcleo Habitacional III, em Sebastião Laranjeiras. Outro sistema simplificado beneficiará as comunidades de Campos e Piranhas. As duas obras serão coordenadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento do Estado (Cerb).


Infraestrutura

Atendendo a pedido da comunidade, o governador autorizou também convênio entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), e a prefeitura municipal para reforma do Mercado Municipal de Sebastião Laranjeiras. Em outro convênio dessa mesma natureza, serão pavimentadas em paralelepípedo as ruas do bairro Bela Vista.

Já a ligação de cerca de 3,5 quilômetros entre a sede de Sebastião Laranjeiras e o balneário será pavimentada com asfalto. A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) foi autorizada a lançar licitação para a obra.


Saúde e segurança

Para reforçar o atendimento à saúde, Rui anunciou a aquisição de equipamentos como monitor cardíaco, mesa cirúrgica e aparelhos de ultrassonografia e raio-X para o Hospital Municipal Walter Leão. O Centro de Especialidades Médicas da cidade também receberá novos equipamentos.

A população sebastianense ainda terá, em breve, uma nova Delegacia Territorial de Polícia Civil e uma unidade para a Polícia Militar. O governador autorizou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a firmar convênio com a prefeitura municipal para construção dos equipamentos.

Foto: Manu Dias/GOVBA.

Nenhum comentário: