27.2.22

Em Itamari, Rui encerra maratona no interior do estado com ações de infraestrutura, saúde e educação

Sexta cidade a ser beneficiada com investimentos estaduais nesta semana, o município de Itamari recebeu a visita do governador Rui Costa neste sábado (26), quando foram autorizadas obras, assinados convênios e entregues equipamentos.

Entre as autorizações estão as licitações para pavimentação nas BAs 537 e 549, para a construção de um novo Centro Integrado de Segurança Pública, que vai abrigar a nova Delegacia Territorial de Polícia Civil e o 4º Pelotão da Polícia Militar, e para uma nova unidade escolar, com oito salas de aulas.

Na área de infraestrutura, Rui autorizou a licitação da pavimentação asfáltica da BA-537, no trecho que liga Itamari a Nova Ibiá, no valor de R$ 12,7 milhões, e também a pavimentação de 2,6 quilômetros da BA-549, no trecho de passagem urbana com a BA-537. “Em no máximo dez dias, o projeto estará concluído. Eu já autorizei aqui a licitação dessa estrada de 10 quilômetros, que nunca teve asfalto. Assim, nós estamos aproximando duas cidades menores de Jequié, que está crescendo e é polo regional de saúde”, afirmou Rui. 

 

Saúde

Na área da saúde, o governador entregou uma ambulância tipo van para o município e autorizou a doação de equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal São Lucas, entre eles uma sala de estabilização, além de dois kits odontológicos para unidades de Saúde da Família. “O prefeito me disse que o município precisava muito de uma sala de estabilização, para que os pacientes possam ser transferidos com segurança para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Então, os equipamentos serão entregues para melhorar o Hospital São Lucas”.

Rui destacou que a regionalização da saúde foi um compromisso de campanha e está sendo reforçada. “Em investimentos públicos, a Bahia está apenas atrás de São Paulo, que arrecada quase sete vezes mais do que a Bahia. Se eles bobearem, nós passamos para primeiro lugar. E chego ao fim deste mandato cumprindo um compromisso que eu fiz com o povo da Bahia, regionalizando a saúde pública da Bahia, trazendo a cobertura para o interior do estado, onde moram 80% da população, inclusive no atendimento de alta complexidade, especialmente com a implantação das 26 policlínicas regionais de saúde".


Educação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) foi autorizada licitar a construção de uma nova unidade escolar para sediar o Colégio Estadual João Galvão Sobrinho, com oito salas de aula, laboratórios, refeitório, auditório, biblioteca e outros equipamentos. A SEC também foi autorizada a conveniar a reforma das escolas municipais Polivalente, Vasco Neto e Waldemar Pereira da Luz.

"Mais uma escola nova anunciada. Itamari tem uma escola sem tamanho para expansão. O governador autorizou a secretaria a construir uma nova escola, já chegou inclusive a confirmar o terreno escolhido. Portanto, nos próximos dias, estaremos com a licitação na rua. É uma escola com oito salas, laboratórios, campo society e quadra", disse o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues

Estudante do terceiro ano do Colégio Estadual João Galvão Sobrinho, Pedro Henrique Nascimento, 18 anos, aprovou os anúncios. “Vai ser uma nova escola, que vai ser muito melhor para os estudantes, na parte física, e também na formação, inclusive profissional. Vai ser uma vida muito melhor”. 


Desenvolvimento urbano e econômico

Rui ainda autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a firmar convênios para a contenção de encostas, para a pavimentação de ruas nos bairros Alto do Cruzeiro, Centro e Serenhem, na sede, e para a recuperação do Mercado de Carnes Municipal. A feira livre também vai receber 50 novas barracas de feira livre doadas pelo Governo do Estado.  

A visita a Itamari encerrou uma semana de benefícios levados a seis municípios do interior da Bahia. Da última terça-feira (22) até este sábado (26), o governador entregou obras e autorizou investimentos nas áreas de educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico, saúde, entre outras. Fizeram parte do roteiro os municípios de Contendas do Sincorá, Tremedal, Nova Soure, Cravolândia, Ipiaú e Itamari.  

Por: Raul Rodrigues.

Nenhum comentário: