Filme baiano é premiado em festival no México


 

“Filho de Boi”, produção apoiada pelo Fundo de Cultura, recebeu dois prêmios no Festival de Guadalajara.

O filme baiano “Filho de Boi”, da Plano 3 Filmes, recebeu dois prêmios na sessão Guadalajara Construye (work in progress) do Festival Internacional de Cine de Guadalajara – FICG, no México. Os prêmios foram concedidos pelas empresas mexicanas Secuencia Estratégica e Fix Comunicación e consistem em aporte financeiro para promoção internacional do filme e consultorias para confecção de trailer e outras peças de divulgação. “Filho de Boi” foi realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, via edital setorial audiovisual.

O Festival Internacional de Cine de Guadalajara - FICG está em sua 34ª edição e é um dos festivais mais importantes da América Latina. Durante o evento, o filme em processo foi apresentado em sessões fechadas para potenciais apoiadores, agentes de venda e distribuidores, que premiaram os projetos preferidos na cerimônia final realizada ontem à noite. Participaram do evento, oito longas latino-americanos. “Filho de Boi” foi o único representante brasileiro.

O filme, dos mesmos produtores do premiado documentário “Jonas e o Circo sem Lona”, conta a história de um menino de 13 anos que tem uma relação difícil com o pai e sonha em fugir da pequena cidade onde vive, no sertão da Bahia. É um filme sobre pertencimento, situado no Brasil contemporâneo, num contexto de preconceito e masculinidade onde é urgente reinventar-se. O protagonista, João Pedro Dias, foi escolhido após uma pesquisa onde foram entrevistados cerca de 1500 jovens, todos da zona rural, todos de escolas públicas. A preparação de elenco foi realizada por Fátima Toledo. No elenco, além do estreante João Pedro, estão os atores Luiz Carlos Vasconcelos e Vinicius Bustani. A previsão de estreia é no 2º semestre de 2019.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse aqui,

Nenhum comentário: