Festival “Arte Mambembe” acontece hoje na cidade de Paulo Afonso




O Festival Mambembe desta vez será em Paulo Afonso-BA. Como sempre, com muita música e poesia de alto nível!

A cultura nordestina é caracterizada pela cor, som e textura que produziu a relação de portugueses, africanos e nativos. O Projeto Arte Mambembe, em homenagem a Chico Buarque, promove a cultura local nesta rica região.

O projeto Arte Mambembe nasceu no anos de 2015 com o objetivo de dar uma resposta à falta de ofertas culturais nas escolas do interior do nordeste brasileiro. O nome se deve a uma canção de Chico Buarque, em homenagem aos grupos de artes que viajam pelo país, se apresentando nas praças, muros, embaixo de pontes, nas paredes, na boca do povo, com o objetivo de socializar sua cultura. O programa é uma iniciativa cultural que busca promover e difundir a cultura nordestina, conhecer os melhores leitores de música e oficinas de literatura, pesquisar e valorizar as linguagens locais, mais ou menos a música que se conhece comercialmente.

A sede principal do projeto está localizada na cidade de São José do Egito, no estado de Pernambuco, em uma região conhecida como “Sertão do Pajeú”. O nordeste brasileiro foi a primeira região colonizada pelos portugueses, de uma cultura cultural muito ampla, com a mistura de formas e tradições de origens indígenas, africanos trazidos como escravizados e a cultura lusófona. Uma das expressões culturais tradicionais dos portugueses foi o cordel, um gênero literário que se recita em rima, que tem sua origem nos relatos orais e que tem o seu nome a folhetos que eram impressos e colocados em cordões em bancas de jornais.

Atualmente o nordeste do Brasil ocupou um lugar importante no meio político, não só por ser o lugar de origem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também porque foi no nordeste que ex-presidente começou as caravanas pelo Brasil para levantar a moral do povo.

O APU tem a possibilidade de conversar com Djalma Félix de Carvalho, coordenador do programa, por favor veja os objetivos do mito e as mudanças que o golpe judicial-parlamentar de 2016 produz na cultura brasileira.

Agencia Paco Urondo: Quais os vínculos que o projeto tem com a política? O estimula?

Djalam Félix de Carvalho: O projeto Arte Mambembe atua diretamente na formação da consciência política do seu público. Em todas as atividades do projeto, o mar e as séries de música nos altos literários, é o que reflete a reflexão sobre o ponto político e sobre a necessidade de construir uma cidadania.

Programação:

Data: 22.03.2019.
Hora: 20h.
Local: Avenida Getúlio Vargas (em frente da Catedral Nossa Senhora de Fátima)
Participações; Anchieta Dali, Igor Gnomo, Marcelo Fonseca, Carlos Vilella, Ednaldo Dali, Camilo Lemo, Suzi Mariana e Alunos mambembe.

Leia a matéria completa aqui.

Por Santiago Gómez.

Nenhum comentário: