Últimos dias de inscrição para 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia

As inscrições para a 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) promovida pela Secretaria da Educação do Estado para estimular o estudo das Ciências em sala de aula, terminam nesta quarta-feira (310. Para se inscrever, gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual devem aderir ao evento, que será realizado em 2018, por meio do formulário disponível no Portal da Educação. 

“A Feciba é uma das iniciativas, por meio da qual, estamos estimulando os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. É, sobretudo, um momento em que os alunos apresentam o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”, explica secretário Walter Pinheiro.

Uma das novidades para a 7ª Feciba é a premiação com Bolsa de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os 22 primeiros colocados. Uma das etapas é a realização das Feiras Escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo, que devem ocorrer de 1º de agosto e 30 de setembro deste ano. Todos os estudantes podem participar das feiras escolares independente da série, mas só os projetos dos estudantes do Ensino Fundamental e até o 2º ano do Ensino Médio serão submetidos à Feciba, tendo em vista que a 7ª edição será realizada no próximo ano letivo.

Na 7ª FECIBA, a modalidade Empreendedorismo também será ampliada, segundo destaca a coordenadora do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa. “Com isto, teremos a perspectiva do envolvimento da construção de conhecimentos, a partir dos aspectos econômicos das regiões onde as escolas estão inseridas. A nossa expectativa é que, com isto, iremos atrair muitos novos projetos voltados ao Empreendedorismo”, afirma.

Para isso, a Secretaria da Educação está fazendo parcerias com instituições que trabalham com o Empreendedorismo na Educação, como é o caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), para a realização de oficinas e palestras sobre o tema no sede das instituição e durante a 6ª Feciba, que acontece no segundo semestre deste ano. O edital pode acessado também no Portal da Educação. 

Nenhum comentário: