Segundo dados do Indicador
Serasa Experian de Nascimento de Empresas, no primeiro mês de 2017 foram
criadas 194.199 empresas no país, o maior número para o período desde 2010. O
resultado é 16,6% superior se comparado ao mesmo mês de 2016.
A região Nordeste ocupa o
segundo lugar no ranking de nascimento de empresas, com 35.560 empreendimentos
inaugurados, atrás apenas da região Sudeste, que teve 98.804 novos negócios
abertos em janeiro de 2017.
Os dados apontam ainda, que a
microempresa individual, a famosa MEI, foi o tipo de empresa mais criada no
país com 159.522 aberturas. Para a Seresa o empreendedorismo de necessidade é o
responsável pela criação de novas empresas no país. Isso porque o desemprego
elevado faz com que as pessoas busquem novas fontes de renda através da
abertura de novos negócios.
Para o administrador de
empresas e sócio fundador da EML RH, Eduardo Fiúza Lobo, “esses números revelam
dois aspectos interessantes, um deles é negativo, que confirmam o aumento do
desemprego, e o outro positivo, é que ser empreendedor pode gerar uma renda
maior do que a média brasileira e gerar novos empregos”, explica.
Ainda segundo a Serasa, o
setor de serviços é o mais procurado por quem quer empreender: em janeiro de
2017, 124.340 novas empresas surgiram neste segmento, o equivalente a 64% do
total. Eduardo Lobo explica que o setor de serviço para os empreendedores é
mais atrativo porque existe uma necessidade menor de capital inicial,
normalmente a documentação e licenças exigidas pelo governo são mais simples, e
o empreendedor pode utilizar sua própria casa como escritório ou utilizar
escritório virtuais e coworking, uma alternativa de menor custo em relação ao
aluguel ou compra de imóvel.
FRAQUIAS
Um outro destaque nesse
ambiente de crise é o setor de Serviço o Franchising, setor de franquias. “Ele
se destaca muito por ser uma opção mais segura”, explica o Eduardo Lobo.
Vale lembrar que além da
segurança existem franquias que se destacam pelo baixo investimento, o que
desmistifica a afirmação de que para investir em franquias é preciso muito
dinheiro. Um exemplo é a franquia JAN-PRO, uma rede norte-americana que oferece
serviços profissionais de limpeza, com diferentes formatos de franquia, que
custam entre 8,4 mil e 78 mil reais. Segundo Rodolfo Kobus, Diretor Regional da
Jan-Pro Salvador, a empresa está presente na Bahia desde 2013 e cresce mesmo em
meio à crise. Ele afirma que para 2017 a expectativa é que a Jan-Pro dobre de
tamanho.
Por Lise Lobo.
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