CRESS realiza Ato Público pela inserção de Assistente Social na Escola.

O Conselho Regional de Serviço Social  18. Região – Sergipe (CRESS/SE) realiza, na próximo dia 15 de maio, segunda-feira, um Ato Público em defesa da Educação e da inserção do Assistente Social nas escolas. 

A manifestação, que acontece às 14h em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), integra a programação da  Semana do/a Assistente Social 2017. Realizado anualmente pelo conjunto CFESS/CRESS, a Semana do/a Assistente Social acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio e é uma forma de marcar a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. 

Também no dia 15 de maio, às 15h, a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, irá ocupar a tribuna da ALESE, durante o grande expediente, para proferir a palestra “Serviço Social, Educação e Políticas Públicas”. A propositura que tornou possível a realização da palestra foi da deputada estadual Ana Lúcia. 

Ainda durante a Semana do/a Assistente Social, o CRESS lancará a campanha “Assistentes Sociais nas Escolas: Eu digo SIM”. Com o tema “Quem auxilia a enxergar a realidade contribui com a educação”, a campanha tem o objetivo de promover o debate público e sensibilizar a comunidade escolar e a população para a importância de se ter o profissional de Serviço Social na rede pública de Educação. 

A presidente do CRESS/SE explica que a inserção dos profissionais de Serviço Social na política de educação, além de fortalecer a escola enquanto espaço de formação do indivíduo numa perspectiva cidadã, contribuirá para identificar, prevenir e enfrentar casos de violações de direitos na comunidade escolar. 

“Além de ser o equipamento público mais próximo ao cotidiano da maior parte da população, a escola é um espaço que reflete as contradições, a violência e a exclusão presente em nossa sociedade, sobretudo entre a população mais vulnerável, que é usuária da política pública”, destacou Itanamara.  “O CRESS/SE quer se somar aos demais trabalhadores da educação no Estado de Sergipe nessa luta pela melhoria da educação”, finalizou. 

O debate acerca da inserção do/a assistente social na política de educação é antigo. Desde o início dos anos 2000, o Conselho Federal de Serviço Social já vem promovendo esta discussão. Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar 060/2007, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas escolas públicas de educação básica e a Proposta de Emenda à Constituição 13/2007, que propõe a garantia aos alunos de ensino fundamental e médio atendimento por equipe formada por psicólogos e assistentes sociais. 

Semana do/a Assistente Social 

Com o tema “Na luta de classe não há empate: Assistentes Sociais na Luta por Direitos!", a Semana do/a Assistente Social também inclui em sua programação palestra na Assembleia Legislativa de Sergipe, ato em defesa da Educação e da inserção do Assistente Social nas escolas, além palestra sobre as contrareformas do Governo Temer e os impactos no mundo do trabalho e na Seguridade Social, com o Prof. Dr° Giovanni Alves e a Prof. Dra. Lúcia Lopes. 

A coordenação do CRESS/SE emitirá certificado de participação para os/as profissionais que participarem de pelo menos 75% das atividades. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.  Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição no site do CRESS/SE  , preencha e envie para o e-mail semanadoassistentesocial@gmail.com. 


Confira a programação completa da Semana do/a Assistente Social 2017
"Na luta de classe não há empate: Assistentes Sociais na Luta por Direitos!"

* Dia 15/05

Ato em defesa da Educação e da inserção do Assistente Social nas escolas.

Horário: 14h
Local: Em frente ALESE

Palestra: Serviço Social, Educação e Políticas Públicas

Horário: 15h
Local: Grande expediente da ALESE

* Dia 16/05

Palestra:  As contrareformas do Governo Temer e os impactos no mundo do trabalho e na Seguridade Social
Palestrantes: 
Prof. Dr° Giovanni Alves
Prof. Dra. Lúcia Lopes

Horário : 8:30
Local: Auditório do MPE

* Dia 17/05

Posse da Nova diretoria e a confraternização do Dia do/a Assistente Social
Atração cultural: Alex Santana

Horário: 19:30h
Local : Sede Cultural do  Sindjus.

Nenhum comentário: