Bahia marca presença em Salão Nacional de Artesanato

O Artesanato da Bahia é um dos destaques do 14º Salão Nacional Raízes Brasileiras, que acontece até 31 de outubro, na arena de eventos do Shopping Pátio Brasil, em Brasília. Nos dois primeiros dias do evento, a delegação baiana já faturou mais de R$ 20 mil em vendas.

Além da riqueza cultural dos artigos, os expositores do estado se destacam pela representatividade e pluralidade étnica, que inclui artesãs e artesãos de origem indígena e de matriz africana, além de associações de artesanato e produtores individuais. Todos eles foram selecionados através de edital da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pertencem a oito municípios: Andaraí, Banzaê, Cachoeira, Guanambi, Inhambupe, Lauro de Freitas, Santa Cruz Cabrália e São Félix.

Para garantir a presença dos baianos no evento, a Setre concedeu passagens e hospedagens na capital federal. De acordo com a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Ângela Guimarães, as expectativas são positivas. “Trouxemos o melhor do artesanato baiano para Brasília, com o intuito de ampliar os espaços de comercialização e a geração de renda de artesãs e artesãos baianos, que foram severamente impactados pela pandemia”, destaca.

O Salão do Artesanato Raízes Brasileiras reúne, desde 2008, o melhor da produção artesanal de todo o Brasil, com peças criadas em várias tipologias e com técnicas variadas. Atrações culturais, gastronomia e oficinas também fazem parte da programação.

Nenhum comentário: