Produtores de vinho franceses virão à Bahia conhecer potencial para produção de espumantes

Uma delegação de negócios composta por representantes da Organização Internacional do Vinho (OIV) e outros produtores de vinho franceses deverão vir à Bahia em março de 2022 para conhecer o potencial do estado na produção de uva voltada à fabricação de espumantes. A visita foi combinada, nesta quinta-feira (28), na Embaixada do Brasil na França, durante encontro entre a comitiva do Governo do Estado, que cumpre agenda internacional em Paris, França, o embaixador Luís Fernando Serra e o presidente da OIV, Poul Rocca.

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, reagiu com satisfação ao resultado do encontro. “Saímos daqui com a excelente notícia da visita dos produtores franceses às regiões do Vale do São Francisco e Chapada Diamantina, em março, onde poderão conferir de perto o grande potencial que temos na Bahia para produção de vinho. Isso nos deixa muito felizes, porque o que nós queremos é ver as coisas acontecendo na prática”, ressaltou.

“Nossos plantios de uva, principalmente nas regiões do Vale do São Francisco e Chapada Diamantina, vêm ganhando o mundo. A experiência na França, com encontros como o de hoje, com as representações da Organização Internacional de Vinhos, realizado na Embaixada do Brasil, certamente irá impulsionar ainda mais esse setor em nosso estado. Tenho convicção de que temos um grande mercado a ser conquistado na Europa nesse campo, e nossa qualidade no tangente às uvas e vinhos que produzimos já tem reconhecimento. Daqui para frente, o trabalho será no sentido de divulgarmos mais nossas qualidades e vantagens, em um planejamento que já foi iniciado e que já está mostrando resultados positivos", avaliou o secretário da Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira.

Ainda nesta quinta-feira, o embaixador do Brasil na França, o diplomata Luís Fernando Serra, assumiu o compromisso de prospectar investidores franceses interessados em aportar recursos na Bahia e organizar a missão empresarial ao estado. No encontro, foi apresentado todo o potencial do estado para a produção de chocolate e cacau, vinho e espumantes, entre outras áreas.  


Turismo

O destino Bahia foi apresentado pelo vice-governador João Leão e pelo secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, também nesta quinta-feira na Embaixada Brasileira, durante uma conferência sobre o turismo no Brasil. “A vantagem da Bahia é ter destinos em vários segmentos do turismo, seja de sol e praia, gastronômico, cultural, religioso, esportivo, de montanha, entre outros. Foi o que apresentamos aqui na França, com boa receptividade. Queremos que a procura pelos atrativos do nosso estado conquiste a preferência entre os franceses, nessa retomada das atividades turísticas", pontuou Bacelar. 

Além do vice-governador e dos secretários estaduais de turismo e agricultura, integraram a comitiva o deputado baiano Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, e o diretor de Planejamento Terrirorial da Secretaria do Planejamento, Herbert Oliveira.

Foto: Ascom/ Seplan.

Nenhum comentário: