Governo baiano participa de evento em Lisboa para ampliar cooperação entre Portugal e Bahia

“Portugal descobrindo a Bahia do futuro” vai reunir investidores, empresários e  grandes operadoras de turismo, no Hotel Vila Galé Ópera

A internacionalização das relações comerciais, a promoção do destino turístico, a cooperação técnica no agronegócio e na atração de novos investimentos serão alguns temas a serem discutidos no encontro intitulado “Portugal descobrindo a Bahia do futuro”. O evento, realizado pela MVU Promoções e Eventos e apoio do Governo do Estado, será no salão do Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, nesta terça-feira (26), das 9h às 17h.

A ideia é reunir investidores, empresários de diversos setores e grandes operadoras de turismo que darão a conhecer os incentivos, os atrativos naturais, as vantagens competitivas e as inúmeras oportunidades no agronegócio, infraestrutura, setor de energia, dentre outros, num estado que é do tamanho da França e tem 1,5 vezes a população de Portugal.

“Com muita satisfação, viemos a Portugal mostrar o enorme potencial do estado da Bahia para investidores portugueses e reforçar as nossas relações com este país irmão. Nós já firmamos algumas parcerias de sucesso com empresários portugueses, mas temos a certeza de que estes exemplos podem se multiplicar e render muitos frutos”, salienta o vice-governador João Leão, secretário do Planeamento da Bahia.

Em Portugal desde segunda-feira (18), a comitiva já cumpriu 15 agendas oficiais. João Leão já esteve reunido com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, no Ministério de Negócios Estrangeiros. Na reunião, o vice-governador apresentou projetos pioneiros no estado: o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e a Fazenda Escola Modelo, na qual busca também cooperação na área da educação.

A comitiva da Bahia também se reuniu com o presidente do Conselho da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luis Cacho. Passou por Évora, no Alentejo, e Torres Novas, no Ribatejo, onde conheceu de perto o processo de produção de vinhos e embutidos. Em Paris, participará do “Salon du Chocolat”. Ainda na França, a equipe de João Leão visitará a região de Champagne, onde terá reuniões com produtores locais.


Showroom 

Com mais de 70 marcas de chocolate de origem, a Bahia é referência no fabrico de chocolate de qualidade, no Brasil. A produção de chocolate, bem como outros produtos típicos e de origem com qualidade certificada para exportação, como os biscoitos de tapioca, a cachaça baiana de alambique, o café biológico, as amêndoas de cacau, as geleias, serão apresentados num showroom, durante o “Portugal descobrindo a Bahia do futuro”.

Foto: Ascom/Seplan.

Nenhum comentário: