Abacaxi, feira de orgânicos, quintal produtivo e tapioca de frango no Rural Produtivo



O Rural Produtivo deste sábado (16) vai mostrar o crescimento na produção do abacaxi, da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba, e a feira de orgânicos na Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê. Vai contar também a história de dois irmãos envolvidos na agroecologia, no município de Barro Alto. E ainda tem uma receita de tapioca, recheada com frango, e música, com o Grupo de Reis de Morrinhos de Baixo. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, na TVE

Em Itaberaba, a Coopaita, por meio de parcerias, transformou o abacaxi no principal produto agrícola da região. Desde os anos 90, está sendo introduzida tecnologia para fomentar a cadeia produtiva, proporcionando aumento da densidade do plantio, melhorias na adubação das plantas, desenvolvimento da técnica de indução floral, escalonamento da produção e manejo integrado das principais pragas. O acesso ao conhecimento e a troca de experiências entre os produtores e técnicos é fundamental para o crescimento da produção. 

O programa foi até o município de Irecê conhecer a feira de orgânicos certificados, que acontece no Entreposto da Coopirecê, por intermédio do Núcleo Raízes do Sertão. São produtores, associações, cooperativas, transportadores, comerciantes e grupos de consumidores que participam da comercialização coletiva. Todos ofertam e são atendidos de forma igualitária e as vendas acontecem para diversos municípios da Bahia.

Na comunidade de Lagoa Funda, no município de Barro Alto, o telespectador vai conhecer a história de dois irmãos que desde crianças têm contato com a agroecologia. Atualmente, eles têm uma unidade de produção primária vegetal e agroindústria orgânica no quintal, e produzem frutas, verduras, legumes, hortaliças, fazem extrato de tomate, farinha de mandioca, frutas desidratadas, entre outros. O empreendimento dos irmãos que se preocupam com o meio ambiente e a saúde é chamado de “Orgânicos do Quintal”.

Ainda nesta edição, a professora Edvânia Nascimento, da comunidade Olhos D’Água dos Coelho, no município de Glória, vai ensinar uma receita de tapioca recheada com frango. Para finalizar, música com o Grupo de Reis de Morrinhos de Baixo, na comunidade de Morrinhos de Baixo, no município de Souto Soares.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site da TVE, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia 

youtube.com/tvebahia     

twitter.com/tvebahia 

instagram.com/tvebahia 


SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (16), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no Site da TVE 

Nenhum comentário: