Comitiva do Governo do Estado faz acordo de cooperação com tradicional vinícola Portuguesa

Um acordo de cooperação foi encaminhado, nesta quinta-feira (21), em Portugal, pela comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, com a Quinta da Bacalhoa, consagrada como uma das maiores empresas vitivinícolas portuguesa, sediada na localidade do Azeitão, na Península de Setúbal. Em Évora, produtores da Associação de Jovens Agricultores do Sul (AJASUL) definiu uma comitiva para visitar a Bahia e conhecer o potencial de vitivinicultura do Estado.

“É impressionante o alto nível com que os portugueses lidam com a produção de vinhos e fica evidente que podemos aprender muito com a experiência que eles têm com a vinicultura. Aqui fechamos mais um acordo de cooperação com produtores portugueses, convidados os agricultores de Évora para conhecer de perto nossa vocação agrícola e podemos afirmar que este foi mais um dia de sucesso para a nossa missão”, afirmou Leão.

O secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, falou sobre a expectativa sobre o turismo do vinho na Bahia e a inspiração no modelo português. "O enoturismo tem crescido na Bahia, com atividades no Vale do São Francisco e na Chapada Diamantina. A nossa meta é ampliar os investimentos nesse segmento. Por isso, estamos aqui em uma das maiores vinícolas de Portugal, onde funciona um projeto exitoso no turismo, modelo que queremos levar para o nosso estado. Os vinhos portugueses já são muito apreciados pelos baianos, o que facilita esse contato em terras lusitanas", disse.

Nesta quinta-feira a comitiva esteve também na cidade de Évora onde se reuniu com a Associação dos Jovens Agricultores do Sul. As oportunidades de negócios na Bahia foram mais uma vez apresentadas para potenciais investidores portugueses. Ficou acertado que uma comitiva de produtores da AJASUL irá à Bahia conhecer o potencial das regiões do Vale do São Francisco, Médio São Francisco e Chapada Diamantina, para possíveis investimentos. Eles ficaram interessados no projeto do polo baiano de Vitivinicultura.

A comitiva se encontra em uma missão internacional na Europa, até o próximo dia 31, com objetivo de atrair novos investidores para o estado e transferência de tecnologia, dentre outros segmentos, para a produção de vinhos e o enoturismo.

 Fotos: Ascom/ Seplan.

Nenhum comentário: