Secretaria da Educação do Estado e UESC alinham pesquisa sobre a Covid-19 a partir dos testes nas escolas do Sul da Bahia



As testagens para o Coronavírus, realizadas nas escolas estaduais nos municípios de Itajuípe, Uruçuca e Ipiaú, serão utilizadas em pesquisas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Itabuna. A iniciativa foi solicitada pela Secretaria da Educação do Estado à universidade, com o objetivo de contribuir no combate e na prevenção à pandemia. A pesquisa será realizada a partir da coleta de dados que vai estabelecer um parâmetro amostral do padrão imunológico dos estudantes, professores e funcionários testados nas unidades escolares.

“Esta é mais uma agenda que integra a Educação Básica e o Ensino Superior e que trás a pesquisa científica sobre a COVID-19 para dentro das nossas escolas. A UESC tem seu protagonismo na produção acadêmica e trará mais esta valiosa contribuição para nos ajudar na tomada de decisões, neste momento de pandemia, em que voltamos as atenções para o cuidado com a saúde dos estudantes, professores e funcionários das nossas escolas”,  afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.


A professora e coordenadora do Colegiado de Biomedicina da UESC, Carla Cristina Romano, explicou como será feito o trabalho. "É muito importante esta participação da academia neste momento. Com a coleta de dados, a universidade vai poder interpretar, analisar e pesquisar as informações que serão voltadas ao fator demográfico, como idade, sexo e localidade em que reside, e a fatores pós-testagem como, em caso de positivo, saber com quem essa pessoa mora, por exemplo. A ideia é proporcionar um monitoramento que ajude o Governo do Estado na criação de políticas públicas de combate ao Coronavírus”, afirmou.

No Colégio Polivalente de Itajuípe, a diretora Soely Carvalho ressalta a importância da testagem dos estudantes. "Estamos também conversando com as famílias para que tenham a consciência da necessidade dos filhos realizarem os testes. Isto é uma segurança para todos", disse a gestora, que reafirmou que os casos positivos são imediatamente acompanhados pela equipe de Saúde municipal.

Para a diretora Aparecida Freire, do Colégio Estadual de Serra Grande, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, os procedimentos de saúde utilizados na unidade escolar asseguram o atendimento da comunidade escolar com segurança. "Está muito tranquilo o atendimento na unidade com a disponibilização dos materiais de proteção e prevenção. Os espaços são higienizados diariamente, todos com máscara, álcool em gel, papel-toalha e a pia instalada na entrada da escola para que lavem as mãos com sabão".

A testagem nas escolas estaduais é uma ação pioneira no país e deve atender a 4.600 pessoas com o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao novo Coronavírus. É realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as prefeituras, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar e dos veículos de Comunicação. Cada escola tem um calendário de aplicação dos testes, que está disponível no Portal da Educação.

Foto: Gustavo Lima.

Nenhum comentário: