Simula SABE - Plataforma de aprendizagem on-line da Secretaria da Educação do Estado é acessada em várias regiões do país



A plataforma on-line Simula SABE, criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para fortalecer as aprendizagens dos estudantes neste período de pandemia do novo Coronavírus,  está sendo acessada em diversos estados do país,  como Ceará,  Tocantins, Goiás e São Paulo. A plataforma consiste em um jogo dinâmico e interativo de aprendizado, que tem como base o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Ao jogar, o estudante testa os seus conhecimentos, avalia as dificuldades e o desempenho. O Simula SABE pode ser jogado através do link disponível no Portal da Educação.

O jogo contém uma série de questões elaboradas com o auxílio dos professores de diversos estados brasileiros. A primeira fase do Simula SABE apresenta conteúdos voltados para o 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. No entanto, a plataforma é aberta para a participação de estudantes concluintes, universitários e outras pessoas que queiram jogar para revisar conteúdos e testar seus conhecimentos.


O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, falou sobre o impacto do jogo na aprendizagem. "É importante justamente por este processo de resgate de um currículo mínimo dos conteúdos e de orientar o estudo, porque provoca nos estudantes a necessidade de pesquisar, de aprofundar, até porque, muitos professores já fazem atividades remotas, e isto é um processo que fortalece, pois cria um clima de oferta de inúmeras possibilidades de interação dos estudantes com o conteúdo. Os desafios estão presentes no jogo, como demandas socioemocionais dos jovens e crianças. A Secretaria da Educação está fazendo o alinhamento disto com as tecnologias da informação e da comunicação, construindo o que a gente chama de sala de aula do futuro, dinâmica e que propõe envolver cada vez mais os estudantes em um processo intenso de brincadeira e ludicidade".

O subsecretário Danilo Souza destacou,  ainda, que a SEC tem implementado muitas ações de Tecnologia da Educação com foco na inovação e na construção da qualidade. "Outras ações estão a caminho como por exemplo a parceria com a plataforma Chatclass", afirmou.

Como acessar - Após se inscrever no jogo, o estudante recebe um e-mail contendo uma chave individual de acesso ao desafio escolhido e que o direcionará ao painel de questões. Cada desafio possui 20 questões de uma determinada disciplina (Língua Portuguesa ou Matemática) que devem ser respondidas no período de 50 minutos. Não é recomendável a utilização de consultas externas.

Ao final do jogo, o participante receberá um e-mail contendo o link de acesso à correção do desafio realizado. Para que o estudante perceba a sua evolução conectada aos demais jogadores, o site disponibiliza o Ranking do Simula SABE. Na medida que o jogador acerta mais questões e realiza mais desafios, sua pontuação no Ranking aumenta.

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: