Feira agroecológica do MAB volta a funcionar às quintas-feiras trazendo uma diversidade de alimentos saudáveis


A população do Corredor da Vitória e de toda a região do Centro de Salvador voltou a contar com uma diversidade de produtos agroecológicos, oriundos da agricultura familiar, de assentamentos de reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. São hortaliças, verduras, legumes e frutas, fresquinhos, além de produtos beneficiados, como beijus, que saem direto da mão de quem produz para a de quem consome. Tudo isso na Feira Agroecológica do Museu de Arte na Bahia (MAB), que volta a funcionar às quintas-feiras, das 9h às 15h.

A inciativa é da Rede Moinho e conta com a parceria da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) e o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que realizou a doação de 10 barracas de feira padronizadas.

“A feira, que tem uma oferta de produtos bem diversificada, já tem uma freguesia muito significativa. Esperamos que a produção da agricultura familiar ganhe cada vez mais visibilidade e seja percebida, respeitada e procurada pelo conjunto da sociedade. A gente percebe um crescente aumento do interesse da sociedade por produtos saudáveis e a agricultura familiar prima, justamente por isso. Então, quanto mais bairros tiverem feiras da agricultura familiar, melhor”, ressaltou José Tosato, coordenador da Cepex.

Arlene Andrade Guimarães, uma das organizadoras da Rede Moinho, destacou a importância da parceria com a Coopes e do apoio da SDR, por meio da Cepex, da CAR e da Coordenadoria Ecumênica e Serviço (CESE), na parceria com os agricultores, para o bom resultado da iniciativa: “A Feira Agroecológica faz o maior sucesso e eu agradeço todos os apoios. Tudo isso faz abrilhantar a feira”.

A feira foi interrompida devido às restrições da pandemia, mas, agora ,os agricultores e agricultoras se prepararam e produziram na expectativa da retomada desse importante espaço de comercialização, onde expõem e vendem seus produtos, seguindo todas as orientações dos órgãos de Saúde. 


Solidariedade

Ao encerrar a feira, realizada na última quinta-feira (30), foram doadas 15 cestas de alimentos para filiados da Cooperativa de Catadores de Nova República (Cooperativa Canore), que atuam na coleta e venda de materiais recicláveis. 

 

Nenhum comentário: