Consórcio, produção de ovos e galinha caipira no Rural Produtivo



O Rural Produtivo deste sábado (28) vai mostrar resultados das ações que estão assegurando aos agricultores familiares o título de posse da terra e da expansão a barragem, em Caetité. O programa vai conhecer a Associação Lagoa Cacimbas que trabalha com avicultura e faz entrega em domicílio para escoar a produção de Malhada de Pedras. E, ainda, a receita de galinha caipira e a música com Time do Acordeon e Deusdete. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h, na TVE.

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e a ação estratégica “Parceria Mais Forte, Juntos Para Alimentar a Bahia” envolvem 17 municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo e Velho Chico, que se uniram para promover o desenvolvimento territorial garantindo aos agricultores familiares títulos da posse da terra, acessibilidade às políticas públicas de crédito e direitos previdenciários, viabilizando a inclusão produtiva. 

Em Caetité, a ação de expansão da barragem contribuiu no desenvolvimento da renda dos moradores que utilizam a água para manejo com os animais, abastecimento das casas, cultivo das hortas e pesca. Por intermédio do convênio com o consórcio, centenas de famílias foram beneficiadas com serviço de limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, barreiros, açudes e barragens nos municípios de Iuiú, Palmas do Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Pindaí, Urandi e Tanque Novo. Além de assistência técnica e extensão rural aos produtores, outras atuações possibilitam às agroindústrias locais o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), facilitando a comercialização dos produtos das comunidades.

Em Malhada de Pedras, na Associação Lagoa Cacimba, agricultores foram beneficiados com insumos e assistência técnica para controle nutricional, prevenção de doenças e cuidados com o bem-estar das aves, o que possibilitam melhores condições produtivas de ovos. Durante a pandemia, os agricultores implantaram o “Delivery da Roça” para escoar a produção e promover o sustento das famílias da região.

Ainda nesta edição, a agricultora Marinalva Ataíde, da comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, vai ensinar como fazer galinha caipira com um tempero especial. E para finalizar, música com Tino do Acordeon e Deudeste, no quilombo Lagoa dos Anjos, no município de Candiba.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site TVE Bahia, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  

 

 

 

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

 

facebook.com/tvebahia 

 

youtube.com/tvebahia     

 

twitter.com/tvebahia 

 

instagram.com/tvebahia 

 

 

 

SERVIÇO:  

 

Programa ‘Rural Produtivo’

 

Sábado (28), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

 

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Nenhum comentário: