Primeira edição do ‘Cooper AÇÃO – Planejamento e Controle’ foca em gestão estratégica



Evento é fruto de acordo de cooperação entre TCE e Seplan

A primeira edição do “Cooper AÇÃO – Planejamento e Controle”, fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), por meio da Universidade Corporativa do Servidor (UCS), com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), ocorreu nesta segunda-feira (23). Objetivo da parceria é formar, aperfeiçoar e especializar equipes técnicas. A abertura do evento on-line foi realizado pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho.

“O objetivo do Governo do Estado, assim como o TCE, é aumentar a arrecadação e desenvolver a Bahia. Um dos pilares que fará essa locomotiva se movimentar é a qualificação dos nossos funcionários públicos. O diálogo e o intercâmbio entre as duas instituições serão importantes para unir o pensar e o fazer. Elas serão importantíssimas para implementarmos as mudanças necessárias que já estão acontecendo no nosso estado com a implantação de importantes projetos estruturantes, na área da saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico, a exemplo da ponte Salvador Itaparica, a Ferrovia Oeste-Leste, que vai impulsionar a movimentação de minérios e outros grãos e o Polo Agroindustrial do Médio São Francisco”, afirma Leão.

Ao abrir a primeira edição do ciclo de atividades de formação, intitulado “Cooper AÇÃO – Planejamento e Controle", que debateu a importância formação continuada para a gestão estratégica, o presidente do TCE/BA destacou e importância do planejamento para o bom desenvolvimento da atividade dos órgãos públicos. “O planejamento é a espinha dorsal para a eficácia e efetividade das políticas públicas do Estado, embora às vezes ele seja subestimado”, afirmou o conselheiro, para acrescentar que a parceria com a Seplan no desenvolvimento de ações que visam contribuir para a educação e formação dos servidores tem ainda, a função de demonstrar que o papel do Tribunal não envolve apenas a ação fiscalizadora, mas também de desenvolver ações pedagógicas de orientação dos servidores e dos gestores.

O evento virtual, transmitido pelo canal do TCE no YouTube, contou com palestra do diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Odair Santos. Da Coordenadora da UCS, Patrícia Miranda e da mediadora Lúcia Carvalho, servidora da Seplan. O acordo de cooperação foi assinado e publicado no Diário Oficial do Estado em julho de 2021.

Foto: Ascom/Seplan.

Nenhum comentário: