Agricultura familiar celebra Dia do Feirante com ações para melhorar a comercialização de produtos



A agricultura familiar baiana comemora o Dia do Feirante, nesta quinta (25), com ações importantes para estimular a comercialização de produtos e para levar à mesa dos consumidores uma diversidade de alimentos de qualidade, produzidos no universo rural. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem promovendo a campanha Viva Feira & Feira Segura e já entregou 5.181 barracas de feira padronizadas para 88 municípios baianos. Também foram entregues, para cerca de 380 municípios, 18.291 kits feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto, que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres. 

A campanha, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi intensificada na pandemia para adotar boas práticas de higiene e distanciamento social e atrair os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores familiares que comercializam diretamente sua produção de alimentos, além de estimular a economia baiana.

A ação conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para capacitar os feirantes com instrumentos e conhecimentos para manutenção do funcionamento das feiras. 

O secretário da SDR, Josias Gomes, destaca que as feiras da Bahia são um dos principais patrimônios dos baianos: “Este grande acontecimento que move as economias locais é também braço direito da agricultura familiar. Neste universo que transpira cultura e tradição, os feirantes são os protagonistas que fazem a engrenagem funcionar, faça chuva ou faça sol, estes companheiros e companheiras estão sempre dispostos a nos atender com o sorriso no rosto e produtos fresquinhos. O Governo do Estado valoriza tamanha riqueza humana e cultural das nossas feiras livres e feirantes”. 

A presidente da Associação dos Feirantes da Feira do Produtor de Itabuna, Alda Santos Miranda, elogiou a iniciativa afirmando que sempre foi desejo da categoria trabalhar de forma organizada, principalmente com a padronização das barracas: “Permite um melhor visual de nosso local de trabalho, principalmente para nossos clientes que se sentem mais seguros e tranquilos para fazerem suas compras”. 

Outra ação importante da SDR são as reformas e construções de mercados municipais, que visam proporcionar infraestrutura adequada, atendendo às exigências dos órgãos de vigilância sanitária, para a comercialização de alimentos. Em 2021, foi concluída a reforma de 26 mercados, e em outros 41 as obras estão em andamento.

Jessica Oliveira Santos Pereira, do município de Amargosa, é uma das feirantes beneficiadas com a reforma do mercado municipal: “A cobertura foi importante demais. Quando chovia, era aquele lameiro, molhava a mercadoria, a gente tinha que atender os clientes debaixo de chuva. Hoje, temos mais conforto pra vender nossos produtos e clientes satisfeitos”.

Nenhum comentário: