Encontro possibilita aliança entre organizações econômicas para fortalecer e ampliar acesso a mercados



Para assegurar que os empreendimentos da agricultura familiar, apoiados pelo Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, sejam sustentáveis e continuem a ser fortalezas para o escoamento da produção das agricultoras e dos agricultores, foi realizada um encontro com representantes de cooperativas, associações, organizações não governamentais e movimentos sociais parceiros do projeto. O Encontro aconteceu no último dia 16 e reuniu cerca de 40 pessoas no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - Campus Senhor do Bonfim.

O técnico de agroindústria do Pró-Semiárido, Nelson Santana, explica que essa é uma das atividades que visa a sustentabilidade das ações do projeto após seu término, previsto para 2022: “Este encontro faz parte da estratégia de sustentabilidade das organizações econômicas, cooperativas, associações e grupos de produção da área do Pró-Semiárido. Este primeiro momento foi para montar a rede de cooperação entre as entidades para dar suporte e apoio a estas organizações econômicas”.

Entre as entidades que estiveram na reunião, estão a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga); os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) dos territórios de identidade Sertão do São Francisco, Piemonte do Itapicuru e da Diamantina; Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Cooperativa do Piemonte da Diamantina - COOPD, Central das Associações da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (CAAFTIPNI) e Rede das Escolas Famílias Agrícola Integradas do Semiárido (Refaisa).

Na ocasião, foi criado um colegiado com representantes de algumas das entidades participantes para condução das demandas das organizações econômicas e encaminhado que cada entidade vai se responsabilizar por fazer um levantamento dos empreendimentos das organizações econômicas que estão sendo financiadas pelo Pró-Semiárido. A ideia é mapear essas organizações, apontar as necessidades e otimizar recursos para que possam ser desenvolvidas ações que assegurem a sustentabilidade desses grupos.

O próximo encontro acontece no dia próximo dia 13 de setembro. O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR) empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Nenhum comentário: