Sequestro do prefeito de Monte Santo foi mais uma Fake News dissemina em redes sociais


 
Ontem pela manhã as redes sociais da região onde fica a cidade de Monte Santo aqui na Bahia tiveram grande movimentação. Isto porque um aúdio com a informação de que o prefeito da cidade, Edivan Fernandes de Almeida, conhecido como Vando, teria sido sequestrado.

Logo em seguida, apareceu outro áudio onde uma pessoa dizia, para dar maior credibilidade ao primeiro, que estaria ocorrendo grande tiroteio no centro da cidade entre os supostos sequestradores e a polícia.

Poucas foram as pessoas que pararam para se perguntar se aquela informação seria verdadeira ou se seria só mais uma notícia falsa, as já conhecidas, fake News.


Contactado, o prefeito de Monte Santo gravou também um áudio desmentindo toda a história. “Está circulando nas redes sociais uma fake News dizendo que eu fui sequestrado. Eu quero dizer que isto é mais uma mentira daquelas pessoas que não querem bem ao povo de Monte Santo”, disse ele. Ele também agradeceu a solidariedade dos amigos e conterrâneos que, preocupados com o que circulava nas redes sociais se mobilizaram.

E como em um passe de mágica, após o desmentido, as pessoas nos grupos de bate papo seguiram suas vidas como se nada tivesse acontecido. As falsas notícias mobilizam mais que a verdade nestes tempos de vida virtual na internet.

Está é a notícia de hoje. Aqui é Dimas Roque de Paulo Afonso para a Rádio Sociedade da Bahia.

Nenhum comentário: