De viscose à pasta de dente: Celulose solúvel produzida na Bahia está presente em insumos utilizados do dia a dia



Unidade industrial da Bracell está instalada no Polo Industrial de Camaçari

A fabricação de insumos necessários à sociedade, como alimentos, remédios e produtos de higiene pessoal são produzidos a partir de celulose solúvel. No Polo de Camaçari, maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul, está instalada a fábrica da Bracell, onde a matéria-prima é produzida. “Pouca gente sabe que o papel celofane é biodegradável e 100% celulose, assim como a viscose. Sim, esse corte maravilhoso que usamos no nosso vestuário”, admirou-se o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, que comandou uma visita institucional à unidade, na semana passada.

Cerca de 50% da produção da Bracell é enviada à China para produção da viscose. A pasta de dente, o esmalte, o acetato presente nos óculos têm celulose. Até mesmo na alimentação ela está presente, na base que envolve as salsichas de hot dog. A unidade industrial da Bracell na Bahia tem capacidade para produzir 500 mil toneladas anuais de celulose. 

“Dá muito orgulho saber que aqui na Bahia temos uma fábrica em que todo seu processo industrial é proveniente de plantios renováveis de eucalipto próprios ou de produtores parceiros. Quando comparada às matérias-primas similares provenientes do petróleo, a celulose apresenta uma série de vantagens em custo e desempenho, bem como para o meio ambiente, pois origina-se da madeira, de um recurso natural renovável”, diz Leão. 

A Bracell, maior produtora de celulose solúvel da América Latina, é também a maior usuária do Porto de Salvador. 99% da sua produção é exportada, principalmente para China, Estados Unidos e Europa.

Foto: Ascom/Seplan.

Nenhum comentário: