Funceb retoma diálogos sobre os Salões de Artes Visuais da Bahia



O mais antigo projeto da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) está de volta: o Salões de Artes Visuais da Bahia retorna em 2022, 30 anos após sua primeira edição. Os Salões visam apresentar ao público a diversidade da produção baiana em Artes Visuais, divulgar e valorizar o trabalho dos artistas de diversas regiões do estado e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. O projeto tem previsão para ser lançado em setembro do próximo ano. 

Para retomar os debates em torno dos Salões, reaquecer o sistema criativo baiano e reaproximar artistas do projeto, a Funceb vai realizar, no próximo dia 10 de agosto (terça-feira), às 14h30, o Diálogos Virtuais dos Salões de Artes Visuais da Bahia, com transmissão aberta ao público no Youtube da Fundação. Primeira etapa da retomada dos Salões, o encontro com a classe artística baiana tem o objetivo de escutar as principais demandas deste público quanto ao projeto. 

Na segunda etapa, será formada a Rede de Pensamentos, com a participação de pesquisadores e professores convidados das universidades federais na Bahia, sendo elas: UFBA, UFRB, UFOB, UNIVASF e UFSB. Nela, os convidados se desdobrarão em pesquisas de campo para traçar a realidade das Artes Visuais em suas localidades após realização da última edição dos Salões, nos anos de 2013/2014. As informações subsidiarão os próximos passos da realização do projeto.

Nesta nova edição, em 2022, além dos Prêmios de Aquisição no valor de R$10 mil cada, será realizada exposição coletiva das obras premiadas e selecionadas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. Esta ação busca potencializar ainda mais a visibilidade dos artistas selecionados ao conectá-los a outros tantos artistas em circulação pela cidade e em visitação ao Museu.  

O encontro Diálogos Virtuais dos Salões de Artes Visuais da Bahia é destinado a artistas visuais de todo estado, que são convidados a contribuir para atualização dos Salões no cenário contemporâneo, investindo na ampliação de sua territorialização e difusão, atualizando suas práticas e dando mais visibilidade aos seus resultados. 


SERVIÇO

O que: Diálogos Virtuais dos Salões de Artes Visuais da Bahia

Quando: 10 de agosto de 2021 (terça-feira), 14h30

Onde: Youtube da Funceb

Aberto ao público.

Nenhum comentário: