SecultBA apoia lançamento da pesquisa nacional “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”



Através de um esforço coletivo entre pesquisadores, sociedade civil, e instituições parceiras, ocorre o lançamento nesta quarta-feira, 10 de junho de 2020, da pesquisa nacional Percepção dos Impactos da Covid- 19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil, que tem como objetivo avaliar os impactos da pandemia nas cadeias de produção e distribuição dos referidos setores.

Juntos, esses setores movimentam R$ 171,5 bilhões por ano, o equivalente a 2,61% de toda a riqueza nacional, empregando 837,2 mil profissionais. Anteriormente à pandemia, estava previsto que os setores culturais e criativos gerassem R$ 43,7 bilhões para o PIB brasileiro, até 2021. Duramente atingidos, praticantes, empreendedores, artistas e trabalhadores desses setores serão os últimos a retomarem suas atividades.


Entendendo a necessidade de confirmar e complementar cenários já capturados por outras pesquisas, compreender em profundidade as realidades estaduais e municipais, e oferecer informações aos gestores públicos em tempo real, a pesquisa pretende dimensionar os impactos de curto e médio prazo da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil, subsidiando a formulação de políticas que possam enfrentar os impactos identificados.

Para coletar o máximo de informações possíveis, foi elaborado um questionário que pode ser respondido por artistas, técnicos, trabalhadores, empreendedores, gestores públicos e privados, e membros de grupos tradicionais. Participe clicando no link.

A equipe técnica, composta por pesquisadores, gestores públicos e privados produzirá boletins com resultados parciais e um relatorio final. No portal http://iccscovid19.com.br/ é possível encontrar os resultados da pesquisa, notícias, e informações sobre ações adotadas para enfrentar os efeitos da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil e no mundo.

Além da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, são parceiros dessa iniciativa:

Representação da Unesco no Brasil

Universidade de São Paulo

Sesc - Serviço Social do Comércio

Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo

Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão

Secretaria de Estado de Cultura do Pará

Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná

Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco

Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Estado de Sergipe

Nenhum comentário: