Fórum mapeia linhas de crédito para micro e pequenas empresas do Nordeste durante pandemia


Vinte e cinco linhas de crédito de instituições financeiras públicas estão disponíveis para auxiliar microempreendedores dos nove estados do Nordeste neste período de pandemia do Covid-19. O mapeamento foi feito pelo Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno porte do Estado da Bahia (FRPMPE-BA), presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e pelo Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE). Na Bahia, os créditos financeiros são ofertados pela Desenbahia.

“Nosso objetivo é divulgar as novas linhas de crédito para auxiliar os pequenos negócios, facilitar que eles encontrem, de forma 'mastigada' onde e como podem acessar essa ajuda para manter seus empreendimentos ativos. É mais uma esperança em meio a crise que estamos vivendo”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE e presidente do Fórum baiano.


A ação foi realizada através do monitoramento e compilação das principais linhas de crédito de abrangência nacional, além das principais linhas de crédito específicas para a região Nordeste. A SDE informa que atualizará semanalmente esse mapeamento, pois as linhas de benefício financeiro são rotativas.

"Nós sabemos que neste momento de pandemia do coronavírus, a divulgação das várias linhas de crédito nos vários bancos e agências de desenvolvimento, com os comparativos de melhores taxas, prazos e carências, bem como vindo a informação de fonte confiável, é de extrema importância”, destaca Edivan Miranda, presidente do FPMPE.

Conheça aqui o mapeamento completo aqui.

Na Bahia, as linhas de crédito disponíveis para pequenos negócios são disponibilizadas pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

“Para capital de giro, as condições oferecidas pela Desenbahia são diferenciadas para apoiar o setor produtivo. Nosso atendimento ao empresariado foi ampliado e temos focado na simplificação e redução de documentos para agilizar o acesso ao crédito”, explica o presidente da Desenbahia, Francisco Miranda.

Linhas de crédito de Capital de Giro

A linha de crédito FUNGETUR, voltado para o segmento do Turismo, irá beneficiar as empresas com sede na Bahia inscritas no CADASTUR e com faturamento fiscal até R$ 4,8 milhões. Antes da pandemia, poderia ser financiado em 48 meses, com carência de 6 meses. Durante a pandemia o período de financiamento subiu para 60 meses e a carência passou para 12 meses. A taxa de juros atual é de 0,57% ao mês. Para os demais setores, há o crédito BNDES MPME, com taxa de juros a partir de 0,61% ao mês, com prazo total de 60 meses e carência que pode chegar a 24 meses.

Para ter acesso ao financiamento da Agência de Fomento, os empreendedores e empresários podem agendar atendimento pelo 0800 285 1626 / 71 3103-1001 ou entrar em contato com os Gerentes pelo e-mail. Mais informações em Desembahia

Nenhum comentário: