Operação Florestal 2021 reforça combate às chamas na Chapada e no Oeste da Bahia



Lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no município  de Barreiras.

Intensificação das ações preventivas, equipes especializadas  de prontidão para combate às chamas  e trabalho integrado com os órgãos de proteção do meio ambiente. Todas as  iniciativas integram a Operação  Florestal 2021, lançada pelo Corpo de Bombeiros, na  manhã desta quinta-feira (19), em Barreiras.

A operação também  prevê o nivelamento dos profissionais para atuação  no período entre agosto e novembro, considerado período mais propício para o surgimento de incêndios florestais.

No total, 93 bombeiros militares especializados em prevenção e combate às chamas podem ser empregados durante a operação.

As regiões Oeste e da Chapada Diamantina são classificadas como prioridades, devido à grande quantidade de ocorrências registradas historicamente no estado.

"São duas regiões com grande diversidade de biomas e importância para os baianos, seja através do turismo ou da agricultura. A SSP disponibilizará todo o aparato necessário para esse trabalho e se orgulha muito dos profissionais envolvidos nessa operação, porque são extremamente  capacitados  e comprometidos", afirmou o secretário  da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, durante  o lançamento  da Operação.

Além do Corpo de Bombeiros, a Operação Florestal 2021 conta com a participação Polícia Militar, da Defesa Civil Estadual, da Secretaria  do Meio Ambiente, do Instituto  do Meio Ambiente e brigadistas voluntários.

"Precisamos do apoio da população na questão  preventiva, mas se for necessário,  o Corpo de Bombeiros está  pronto para o combate", reforçou o comandante do CBMBA, coronel Adson Marchesini.

Também participaram do lançamento o subsecretário  da SSP, Hélio Jorge Paixão,  o diretor-superintendente da Defesa Civil, Jadson Ferreira de Almeida, entre outras autoridades.

Foto: Alberto Maraux.

Nenhum comentário: