Governo entrega certificados de qualificação profissional



Cem trabalhadoras de Salvador e Lauro de Freitas desenvolveram novas competências profissionais através do projeto Conectar – Qualificação e Trabalho. Na manhã desta segunda-feira (16), elas foram certificadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em uma cerimônia realizada na unidade central do SineBahia, na capital baiana.

Com a possibilidade de estudar a distância, Gilvaneide Dias concluiu a formação na área de Cuidadora de Idosos. “Não tinha condições nem tempo para fazer o curso. Quando soube da oportunidade, fiquei muito feliz. Estou emocionada com essa nova conquista”, afirmou a trabalhadora, que, assim como as demais participantes, está cadastrada no Contrate.Ba, programa de intermediação de mão de obra autônoma do Governo do Estado.

Para garantir o acesso à plataforma digital de cursos, o Conectar ofereceu bolsa-auxílio no valor de R$ 240.  “Foi uma forma também de transferência de renda neste momento de dificuldades geradas pela pandemia. No total, seis mil pessoas, de 411 municípios, foram beneficiadas com essa iniciativa, que contou com um investimento importante de 2,2 milhões de reais”, destacou o titular da Setre, Davidson Magalhães.

O público-alvo do projeto incluiu mulheres, jovens, trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, rodoviários desempregados, condutores de vans escolares e motoristas de transporte complementar. A grade de cursos virtuais contemplou ainda as áreas de Redes Sociais como Ferramenta de Marketing; Inglês EAD Básico e Pré-Intermediário; Digital Influencer; Unhas Artísticas + Manicure Profissional; Marketing Digital & E-commerce; Gastronomia com ênfase na culinária vegana; Marketing Digital para o Empreendedor; Profissional Organizer; Fotografia Digital; Reciclagem de Rodoviários e Motoristas de Vans.

Também participaram do ato de certificação o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Marcelo Gavião; os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida; a deputada estadual Olívia Santana; e o representante da empresa executora do projeto Afonso Celso.

Nenhum comentário: