O especialista das redes sociais.

Eu hoje me deparai, mais uma vez, com um tipo de pessoas que infestam grupos de bate-papos em diversos meios de comunicação utilizados na rede mundial de internet. Grupos de mensagens, apps – aplicativos diversos, lá estão eles para darem suas opiniões “balizadas” e com tamanha segurança, que os mais desavisados entram no debate.

Quando o assunto é o Partido dos Trabalhadores, aí é que os “especialistas” emitem as suas opiniões. Eles tem argumentos convincentes e usam um vocábulo “variado”. Que vão do Ladrão, Bandido, Corrupto, Vergonha, Canalha... Isso serve para Lula, Renan, Moro, Serra, Dirceu, Dilma, Gilmar Mendes, Paulo Henrique Amorim, Reinaldo Azevedo, Roger, Zé de Abreu, e o mais novo agraciado com os epítetos, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio. Que resolveu, em decisão monocrática, expulsar o presidente do Senado, Calheiros, por ter feito pagamentos, através da empresa Mendes Junior, a uma ex-namorada.

Se o assunto é a politica, ele dá a sua opinião. Seca no Nordeste, ele sabe porque ocorre a solução. Queda de avião, ele é especialista no assunto. Enchente, lá está ele dando pitaco. Economia, sabe mais que qualquer um. Afinal, eles são especialistas em tudo.

Mas, os especialistas não discutem os assuntos. Não querem saber o que levou Aurélio a afastar Renan. Não discutem se é Certo ou errada a decisão vinda do supremo. Não se vê debate sobre o “crime” de que o presidente do senado está sendo acusado. Nada disso se lê! A turma que sabe de tudo sobre tudo, parece não ter tempo a perder com leituras e busca de conhecimento para o debate. Eles usam palavras que normalmente são ditadas por “jornalistas” de direita ou de esquerda. A verdade é a que menos importa nessa guerra de desinformação, e é a primeira a ser morta. Os especialistas, quando não falam, postam imagens de emoticons, achando que estão sendo divertidos. Mas é nessas horas que os especialistas mostram seus grandes argumentos, ou a falta deles. 

Nenhum comentário: