Emiliano José (PT-BA) pede punição para militares torturadores.

Deu no jornal A Tarde (22/06/09): “Emiliano José cobra punição para militares torturadores”. A matéria é assinada pela jornalista (diplomada) Patrícia França. Segundo o deputado federal (PT-BA) e ex-preso político, não basta identificar os mortos da Guerrilha do Araguaia. “É preciso punição aos torturadores por este crime que é imprescritível”. Ele também ressaltou: “Esta é uma prova de que a ditadura no Brasil foi muito mais assassina do que sempre se apresentou”.
As declarações do deputado Emiliano José (PT-BA) foram feitas a propósito das revelações confessadas pelo Major Sebastião “Curió” Rodrigues de Moura, oficial das Forças Armadas que abriu seu arquivo pessoal sobre a Guerrilha do Araguaia para a imprensa. Dos 67 guerrilheiros mortos durante o conflito, 41 foram presos vivos, amarrados e assassinados “quando não ofereciam mais risco à tropa”. Até a confissão do Major Curió, eram conhecidos 25 casos de execução sumária, agora foram acrescentados mais 16 casos.
O parlamentar petista acrescentou que não se trata de revanchismo, mas de justiça: “Jobim (ministro Nelson Jobim) está equivocado. Tortura é atentado contra os Direitos Humanos, portanto, um crime passível de julgamento e punição”. Para Emiliano José, ex-preso político nos anos 70, “não se pode mais esperar para descobrir o total de mortos pelas Forças Armadas e desvendar o terror que a ditadura impôs nos anos de chumbo”.

Nenhum comentário: