Frutas, legumes, hortaliças, coral infantil e caprinocultura no Rural Produtivo



Neste sábado (9), o Rural Produtivo vai mostrar o desenvolvimento na produção de frutas, legumes e hortaliças no município de Abaré, e o coral infantil Querubins de São Gabriel, em Irecê. Também vai falar sobre a criação coletiva de caprinos no município de Bom Jesus da Lapa. E ainda tem uma receita de baião de dois e música com o sanfoneiro Percebes Rabelo. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Na comunidade do Umbuzeiro, no município de Abaré, os agricultores têm alcançado excelentes resultados na produção de frutas, legumes e hortaliças. Através de investimentos, foram beneficiados com kits de irrigação com motobomba elétrica, viveiro comunitário de mudas, assistência técnica e extensão rural. Além do sistema de gotejamento que evita desperdício de água, facilita o trabalho e melhora a produção.

O programa foi até o município de São Gabriel conhecer o Coral Querubins de São Gabriel, formado por crianças da região, de 6 a 12 anos de idade. O coro nasceu em uma oficina da Cantoria de São Gabriel, em 2001, um evento realizado pela Fundação Culturarte, que valoriza a música raiz e popular brasileira, as tradições culturais e abre espaço para exposição e comercialização da economia criativa. Nas apresentações, as crianças contemplam canções da cultura popular de domínio público, de artistas regionais e composições autorais.

Na comunidade Quilombola Fortaleza, no município de Bom Jesus da Lapa, a criação de caprinos é coletiva, dois produtores por dia são responsáveis pelo manejo do rebanho, uma tradição passada de gerações. A comunidade foi beneficiada com reprodutores, matrizes de caprinos e orientação dos agentes comunitários. O rebanho é acompanhado com controle zootécnico e alimentação balanceada para garantir a qualidade da carne e a valorização no mercado.

Ainda nesta edição, a agricultora Degivan Barbalho, da comunidade de Umbuzeiro, no município de Abaré, vai ensinar uma receita típica nordestina, o baião de dois. Para finalizar, música com o sanfoneiro Percebes Rabelo, do município de Seabra.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia 

youtube.com/tvebahia     

twitter.com/tvebahia 

instagram.com/tvebahia 


SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (09), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Nenhum comentário: