Aula pública gratuita de Yoga volta ao MAM neste domingo (17), às 17h



O Coletivo Ser Yoga (CSY) volta a promover aula pública de Hatha Yoga no Pátio do Pôr do Sol do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia, Av. Contorno, s/n°) neste domingo (17), a partir das 17h. A aula é gratuita e será conduzida por Thainá Soares, com apoio de Bruno Freitas, Manuela Costa, Telma Bunni, Ludimilla Cerqueira e Fernanda Scher. O coletivo é composto por professores da Bahia capacitados pelo método tradicional do Hatha Yoga, através do YogaBahia, em associação ao Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (São Paulo) e o Instituto do Kaivalyadhama (Lonavla, Índia).

O grupo se juntou em 2018 ao finalizar a formação e busca democratizar essa prática milenar para todos que desejam experimentar. “Não restringimos ninguém seja por gênero, cor, idade ou outras características”, explica uma das integrantes do CSY, Telma Bunni. Segundo ela, sempre utilizam espaços públicos para buscar acessibilidade, conexão e inclusão das pessoas. A atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar. Recomenda-se trazer tapete, emborrachado ou similar para praticar os exercícios.

SEGURANÇA e INAUGURAÇÕES – De acordo com a coordenadora geral do MAM, Marília Gil, o museu obedece todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades contra a pandemia. “Como o Pátio do Pôr do Sol dispõe de mais de 1.600 m² os participantes podem manter o distanciamento”, detalha Marília. Além disso, ela enfatiza que a aferição da temperatura é obrigatória na portaria. “Também disponibilizamos sinalizações explicativas em locais estratégicos e totens com álcool gel nas entradas dos espaços expositivos”, finaliza a coordenadora do MAM.

Além da exposição em cartaz ‘O Museu de Dona Lina’ aberta até 19 de dezembro, de terça a domingo, das 13h às 17h, do Café e Pátios abertos das 12h às 20h e projetos especiais como a Yoga, até início de dezembro o MAM promove inaugurações. Primeiro, o ‘Espaço Lina Bo Bardi’ como sala permanente dedicada a arquiteta ítalo-brasileira para exposições, ações educativas e outras atividades do museu. Em segundo, será inaugurado o ‘Espaço Unhão’ que vai tratar do local onde está o MAM que já é habitado por mais de 400 anos.

Além de museu, o MAM é um dos principais pontos turísticos de Salvador em função da sua localização, arquitetura e história. A entrada e o estacionamento (capacidade p/mais de 50 veículos-passeio) são gratuitos. Mais informações atualizadas: www.mam.ba.gov.br, nas redes sociais (instagram e facebook) do museu ou via telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM-Bahia é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado, através do IPAC.


BIO COLETIVO:

TELMA BUNNI – Graduada em Administração, possui experiência com Yoga desde 2010. Com suas aulas, procura por em vigor, que o limite do corpo deve ser respeitado, para que a mente possa sorver a finalidade maior da prática, que é a purificação do ‘ser’.

THAINÁ SOARES – Além de instrutora de Yoga, é doutoranda em Antropologia/UFBA, com estudos sobre Antropologia do corpo. No Yoga faz como instrumento capaz de cultivar um estado de presença, acessando insights de sabedoria em proveito da coletividade.

FERNANDA SCHER - Instrutora de Yoga, Mestre em Saúde Comunitária, trabalhadora do SUS e atleta amadora nas horas vagas. O Yoga a acompanha enquanto maneira de levar uma vida mais leve e auxiliar as pessoas em encontros de pausas.

BRUNO FREITAS - É instrutor de Yoga, profissional da educação física e fotógrafo, Mestrando em Atividade Física e Saúde pela Universidade do Porto. Acredita no Yoga como ferramenta para levar qualidade de vida às pessoas, além da saúde em seus mais variados aspectos.

MANUELA COSTA - Instrutora de Hatha Yoga e educadora. Para ela o Yoga é uma poderosa ferramenta de integração e autoconhecimento. Busca levar o conhecimento dessa arte milenar ao processo de educação e melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos.

LUDIMILLA sobrenome? – Graduada em Serviço Social, atua na área de vendas e como instrutora de Yoga. O Yoga beneficia no equilíbrio emocional, aflorando a vontade de passar estes benefícios a outras pessoas, por isso, a felicidade de abraçar essa missão.


Em 13.10.2021, Assessoria de Comunicação – MAM

Geraldo Moniz de Aragão (1498-mte.ba)

geraldomoniz.mam@gmail.com, 071 99102.7394.

Foto YOGA: Catarina Brandão.

Nenhum comentário: