3.3.20

Rui vistoria obras executadas pelo Governo do Estado na capital baiana


O governador Rui Costa vistoriou uma série de obras do Governo do Estado que estão em execução na capital baiana. As visitas aconteceram na manhã desta terça-feira (3), e foram iniciadas nas obras de macrodrenagem para canalização e revestimento na calha do Rio Jaguaribe, no sub-trecho do Bairro da Paz. 

O ponto de observação escolhido foi na orla de Jaguaribe, em frente ao Sesc-Piatã. O serviço envolve obras de esgotamento sanitário, com foco em evitar enchentes e alagamentos, em trecho de 10 quilômetros,  e que nos últimos anos afetaram cerca de 50 mil pessoas que vivem na região. 


“Essa área é conhecida pelas enchentes e alagamentos em dias de fortes chuvas. A água já chegou a quase dois metros nas casas dos moradores do Bairro da Paz, trazendo transtornos e intranquilidade. Com esta obra, o Governo do Estado vai resolver, definitivamente, o problema com alagamentos em toda esta região, fazendo com que as famílias tenham mais conforto e segurança”, destacou Rui Costa.  

O governador também falou de outras obras de macrodrenagem que estão em andamento na capital e região metropolitana. “Além desta, temos uma obra de macrodrenagem no subúrbio e outra em Lauro de Freitas, que, inclusive, visitamos recentemente”, explicou. 

A obra tem investimento de R$ 270 milhões e deve melhorar a vazão dos rios Jaguaribe e Mangabeira, além de trazer mais conforto e segurança para os moradores de áreas importantes e populosas como os bairros da Paz, Piatã, Alto do Coqueirinho e Itapuã. A obra de canalização do Rio Jaguaribe já está com 60% da obra concluída, e no Rio Mangabeira o serviço ainda será iniciado. A previsão é de que a obra envolvendo apenas o Rio Jaguaribe seja entregue no final do primeiro semestre deste ano. 

Unidades habitacionais

Outra obra vistoriada por Rui Costa foi a construção de 36 novas unidades habitacionais na comunidade de Jardim das Mangabeiras, no bairro Cajazeiras VIII. Neste mesmo local, também são realizadas obras de infraestrutura para abastecimento de água, esgotamento sanitário, além de drenagem e pavimentação de vias. 

A área terá urbanização integrada com serviço executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e que prevê a construção de boxes comerciais, posto de saúde, creche, centro comunitário, praças, quadra de esporte e equipamentos de lazer.

Obra viária 

A agenda foi finalizada com visita para acompanhar o andamento da quarta etapa de duplicação da Avenida Orlando Gomes e implantação da Avenida 29 de Março, no trecho da Avenida Regional (interseção) até a BR-324. Ainda na 29 de Março, o governador Rui Costa vistoriou as obras de implantação de uma quadra esportiva que será entregue à população.

Por: Jairo Gonçalves.

Foto: Manu Dias/GOVBA.

Nenhum comentário: