Coronavírus: Você pode ajudar a combater ou a agravar


Como de costume, as redes sociais estão aí cheias de maluquices. A bola da vez é o coronavírus. Divulgando toda sorte de desinformação, por má fé ou por ignorância, muitas pessoas incentivam comportamento de manada, que aumenta os efeitos negativos da pandemia: por exemplo, pessoas correndo a farmácias e supermercados para fazer estoques. Isso provoca desabastecimento e elevação dos preços.

É importante observar o que dizem as autoridades de saúde e os cientistas. E duas informações me parecem mais relevantes: 

1. O vírus é de fácil transmissão; 


2. Não é o vírus do fim do mundo, pois sua letalidade é baixa.

Todavia, por ser de fácil transmissão, ele tem potencial para causar muitos efeitos negativos:

1. Se infectar milhares de pessoas ao mesmo tempo, o sistema de saúde terá muita dificuldade para atender a todos os casos que vierem a se agravar (pessoas idosas); 
2. Neste caso, também podem acontecer efeitos sociais e econômicos: desemprego e paralisação parcial de vários setores produtivos.

Por isso, é importante interromper ou pelo menos dificultar a cadeia de transmissão do vírus. E, para isso, o comportamento preventivo das pessoas é o melhor remédio. Mas não se trata de fazer estoque, nem de sair por aí todo mundo de máscara. Trata-se de lavar as mãos várias vezes ao dia; de evitar aglomerações (especialmente em locais fechados); evitar espirrar em cima das pessoas; usar máscara se tiver sintomas de gripe; ficar em isolamento em caso de suspeita de coronavírus; usar máscara se estiver cuidando de uma pessoa que tenha os sintomas; evitar ir às unidades de saúde por causa de um simples resfriado (óbvio que se tiver complicações tem que ir) etc.

Acredito que se ficarmos de olho em boas fontes de informações (médicos, cientistas e autoridades de saúde), evitarmos atitudes de pânico, e adotarmos atitudes preventivas, conseguiremos vencer essa batalha mais rapidamente e com menores efeitos negativos. 

O Piauí, felizmente, segue sem nenhum caso confirmado de coronavírus. Mas nem por isto devemos descuidar. Por isto mesmo, o Governo do Piauí publicou um Guia de Prevenção que recomendo a todas as pessoas. Além disto, a Secretaria de Saúde, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, elaborou Plano de Contingência e está capacitando os profissionais de saúde para receber os pacientes com sintomas. 

Para completar, recomendo vídeo de 3 minutos do Dr Drauzio Varella, com informações bem claras e muito bem fundamentadas.


Por: Merlong Solano Nogueira.

Tá na internet.

Nenhum comentário: