POR QUE LULA ABRAÇOU RENAN? (Por Emílio Galhardo Filho)

1. Lula não estudou Marx ou Lenin, mas conhece mais marxismo e ciência política leninista do que qualquer intelectual.

2. Lula olha para o mundo e não vê revoluções. Não vê um período revolucionário - então torna-se um reformista.

3. Lula conhece porque desconhece. Dessa forma prende-se ao espírito desses cientistas sociais e não à sua palavra cristalizada no espaço e confinada no tempo.

4. Lula não é um pato, que votou no Maluf, ACM, Collor ou José Maria Marim e agora posa de vestal.

5. Lula sabe que Renan foi perseguido por Serra (e Serra É a mídia - ele tem o poder de mudar um Reinaldo Azevedo num átimo, por exemplo), desde que impediu o PMDB bandear-se para o lado do tucano em 2010. E Renan sofre ataques constantes por isso, não pelos seus erros.

6. Lula sabe que a única forma de romper a bancada atual no Congresso, os verdadeiros ditadores, é rompendo o PMDB. E Requião não tem força, mas Renan tem.

7. Lula sabe que, mesmo tendo sucesso na eleição de 2018, não aprova nada sem o Congresso. E ainda por cima, toma impeachment. Alguém ainda duvida?

8. Lula sabe que o presidente, numa democracia, não é rei absolutista. Muitos não sabem.

9. Lula não é um idiota fascista que crê que um país pode viver com a agenda única da anticorrupção, para depois açambarcar o Estado, para apoderar-se dos esquemas de corrupção.

10. Lula não pertence á esquerda "pura", que só perde eleições, não muda nada, mas sonha ir ao Paraíso marxista, pois jamais pecou ou se uniu a pecadores.

Por Emílio Galhardo Filho.

Nenhum comentário: